Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 15 de junho de 2008

Juventude badalada na XIII Caminhada da Fraternidade

Passando hoje pela manhã perto da Av. Universitária mirei muitas pessoas trajadas na caravana católica arquidiocesana, conhecida por publicidade pelo singelo nome de Caminhada da Fraternidade. Percebi que no verso das camisetas do kit participação comprado a R$ 12, haviam emblemas e logomarcas de muitas instituições, estatais, públicas, privadas, sociais, OG's e ONG's. Se eu fosse citar cada uma delas, faltaria sincronia nos dedos para tantas abreviaturas e siglas!

Percebo que, quando se trata de ir a missa, celebrações formais muitos não dão o braço a torcer - ou a perna a esticar, no caso - mas quando se propõe cultos alternativos, com aglomerações e viés festivo, pessoas e pessoas, gentes e gentes se manifestam, saem das brenhas, entocas e cafundós.

Bem, minha intenção aqui é marcar o quão forte e focadamente tem trabalhado a turma organizadora na arquidiocese de Teresina, em especial aquela da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, capitolizada pelo pe. Tony Batista no sentido de revitalizar a militância pela renovação carismática - Encontro de Jovens com Cristo, para citar um exemplinho.

O fiel idoso e adulto, amadurecido que é, não muda mais suas convicções professadas já há certa margem de tempo; mas o segmento juvenil, que ainda transita em vários credos, crendices ou instabilidades espirituais é apresentado como alvo, ponto-chave nesta via que é a vocação religiosa, o dom para a fé.

No embalar da letra titular de música do ministro Gilberto Gil, [Anda com fé eu vou, que a fé não costuma falhar] ministro este que recentemente esteve aqui em THE, muitos cristãos novos ou novos cristãos foram encaminhados para entender a "senda do Senhor", mas sintamos aí uma notável diferença de estratégia: porque este sujeito atual é muito mais eclético, ecumênico e bem mais seletivo nas suas perspectivas e hábitos; então, precisa ser uma escolha bem melhor conscienciada e meditada.

Ao mesmo tempo é algo a deixar surpreso e pensativo o mais fervoroso ateu que o seja levar perto de 7 dezenas de milhares de pessoas a passear numa manhã de domingo em nossas planejadas avenidas...

E digo mais: quantos politicantes deram um rolezinho por lá hoje; ah, mas quantos!!!
Mas ai deles, pois em verdade nos dissera o filho do homem: "não julgueis, para que não sejais vós também julgados" e " o sol nascerá sobre justos e injustos".

Share/Bookmark

Nenhum comentário: