Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Sobre a Promulgação da CF/1988

Dos púlpitos para as estantes

A quase duas décadas atrás [ironicamente mesmo lapso temporal de ditatorialismo no país: 1964-1984] era empunhado por Ulysses Guimarães no Congresso Nacional um livrinho de capa verde-amarela-azul e branca nomeado "Constituição da República Federativa do Brasil", apelidado de CF/1988 pelos professores de Direito e Juris-discentes.

Naquele opúsculo tratar-se-ia de princípios, programas e - em especial - do ordenamento jurídico pátrio, de forma simplificada e completa para quaisquer brasileiros alfabetizados acessassem e consultassem nos seus momentos de cidadania cotidianos.

Muito do sentido, ímpeto ou finalidade emanadas pelas letras, números e simbologias daquela ocasião se perderam do povo no tempo, no espaço, no breu dos políticos sadios defenestrados, expulsos ou renegados daquela época, daquele estado.

O Jornal do Brasil, todavia, nos lembra pela jornalista Ana Paula Amorim que a imprensa está provando que, sim, realmente houve aquele ato, publicando em sua página gráfica do jornal uma reminiscência à respeito, como a que dizer: "vocês lembram ou esqueceram disso, brasileiros?"
Share/Bookmark

Nenhum comentário: