Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sobre Rádio e TV Universitaria: Reminiscências acadêmicas

Rádio e Tevê Universitária:

projetos ou utopias?

Há mais de 23 anos que jovens estudam e tentam praticar profissionalmente a Comunicação Social no próprio estado em que vivem: o Piauí.

A nossa UFPIauí, a maior responsável pela formação dos operadores da mídia - pois é assim que somos ouvidos e vistos pelos espectadores que sintonizam o rádio e zapeiam pela televisão.

Meus caros e caras colegas, especialmente vocês que andam pelos corredores da universidade, que sonham com um futuro venturoso, através da formação digna e do exercício eficaz das teses experimentais acadêmicas no cotidiano. Para vermos e ouvirmos se algo de original existe mesmo em termos de jornalismo, precisamos de público, informantes e canais para isso, acredito que concordemos todos assim;e os contratos para concretização dos serviços de Rádio e TV Universitárias, entre aspas, da Universidade Federal do Piauí com Ag.RadioBrás e Canal Futura já estão em vigor, segundo dados colhidos junto à própria Coordenação de Comunicação e veículos de Assessoria de Imprensa desta Instituição de Ensino Superior.

Entretanto, o que percebemos? Alguém já se perguntou porque aparecera na capital um sinal do canal 16º, TeVê AssembléiaPi, em seu aparelho televisor? Alguém já ouvira falar ou dizer o porquê da RádioCigarra estar operando com caixas de Som apenas no corredor do Anfiteatro - e este sem sua concha acústica,a qual deveria estar ali (ao menos nos papéis de gaveta da reitoria ali está bem coberto...), do acervo musical no Laboratório de Multimeios do CCE serem tão restritos e relegados ao ostracismo pelos gentlemans da Administração Superior nossa?

A verdade é absurda, chocante, entristecedora... mas ainda assim é proferível e precisa ser gritada, não censurada ou omitida. É a nossa opinião, enquanto estudante de um curso que merceariza professores com Faculdades e Agências Particulares, enquanto o destino da Informação no nosso próprio campus fica no vácuo e às escuras...
Vamos, todavia, fiscalizar para que o sinal da FMUFPI 96,7 não seja sacaneado e escamoteado por pistolões, vigaristas e economesquinhos nativos ou gringos; nesse caso não adianta só reclamar da UFPI, pois é papel irrefutável dos(as) seus(as) acadêmicos(as) partícipes e deliberantes do poder de expressão inteirar-se, apresentar-se e movimentar-se nos processos ligados a estas concessões radioteledifusivas, exigindo apenas o legitimamente estabelecido em estatuto, regimento e parcerias no âmbito da utilização desse serviço pela universidade.
Nada impede de haver reunião, debate e empenho de compromissos; mas que seja permanente o vigiar e dedurar (não é assim que eles fazem conosco?), para realizar; só queremos o progresso sustentável, sem favorecimentos indevidos.
Tampouco nesta se promove acusação gratuita à emissora nascente; exijamos participação estudantil nos seus quadros, convênio de estágio aprendizagem, sabido do fato de que ela teria absorvido antecipadamente algo não de sua propriedade, mas dos recém-profissionais da universidade, do povo e especificamente, do(a) cidadão(ã) probo(a) que paga ininterruptamente para ser respeitado.

31/10/2007

> > No Encontro Regional de Estudantes de Comunicação realizado em 2008, na mesma UFPIauí, foi montado de improviso um protótipo de rádio "poste": a Pasquinóise; com alguns apetrechos e ajustes, conseguimos religar no Centro de Ciências da Educação dessa IES um sistema de caixas de som e logamos a programação com música regional, participações ao vivo dos encontristas e boletins informativos do evento. Houve até espaço pra radionovela conversada sobre "censura" e outra sobre "uso das fontes".
No mesmo espaço ocorrera oficina de locução e radiojornalismo, incusive com gravação de spots de propaganda dos Estados e declamações de poesias. Tudo feito instantaneamente.
Instalamos software livre de transmissão de rádio com apoio do pessoal da ENECOS-BR e da Regional ColetivoMECom-Pi.

Agora lhes pergunto: quem tem medo da instalação desses veículos laboratório de Comunicação, o tem porquê? E até quando vamos tolerar alienadamente isto?!
Share/Bookmark

Nenhum comentário: