Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008


Hino à Bandeira Nacional

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra etc.

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra etc.

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra etc.

Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga
Fonte: http://www.exercito.gov.br/01inst/Hinoscan/bandeira.htm


O Dia da Bandeira foi instituído no ano de 1889, pelo decreto lei número 4, em homenagem ao símbolo máximo da pátria. Como a bandeira brasileira foi estabelecida quatro dias após a Proclamação da República, seu dia é comemorado em 19 de novembro.

O Senado Federal, conforme prevê a lei 5.700, de 1971, e a resolução da Casa de número 3, de 1952, celebra todos os anos o Dia da Bandeira com uma cerimônia no Palácio do Congresso Nacional, organizada pela Secretaria de Relações Públicas, em parceria com a Coordenação de Relações Públicas da Câmara dos Deputados.

Neste ano, além de cumprir o dever cívico de comemorar o Dia da Bandeira, o Senado Federal, por meio de projeto elaborado pela Secretaria de Relações Públicas, e com os apoios do Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação - Consed - e as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, realiza o I Concurso de Redação do SF, cujo tema é A Bandeira Nacional. Estão participando do certame escolas públicas estaduais e do Distrito Federal que oferecem as duas últimas séries do ensino fundamental, com exceção das do Estado de Santa Catarina, cuja Secretaria de Educação não aderiu ao Concurso.

Nosso objetivo é incentivar entre os estudantes, futuros cidadãos e eleitores brasileiros, o sentimento cívico, despertando-os para o exercício da cidadania por meio da atividade escolar e aproximando-os desta Casa Legislativa.

No dia 5 de setembro foi encerrado o prazo para envio das redações escolhidas pelas escolas às Secretarias de Educação de seus respectivos Estados. Agora, as Secretarias têm até o dia 17 de outubro para enviar as redações selecionadas para representar cada unidade da Federação à Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, que - por meio da Comissão Julgadora, composta por membros do Senado Federal, MEC e CONSED e formada especialmente para o Concurso - escolherá a redação finalista.

fonte: Concurso de Redação Bandeira Nacional

O resultado final será divulgado até o dia 31 de outubro e a premiação acontecerá durante a cerimônia do Dia da Bandeira, no Palácio do Congresso Nacional, no dia 19 de novembro, quarta-feira, às 12 horas.

Share/Bookmark

Nenhum comentário: