Piauienses comemoram o Dia do Piauí em Brasília e o governador Wellington Dias recebe título de cidadão brasiliense.
O governo do Piauí comemora dia 21 (terça-feira) no SESC/Ceilândia os 186 anos de Adesão do Estado à Independência do Brasil. Na ocasião, o governador Wellington Dias presidirá a Sessão solene em que serão entregues medalhas da Ordem do Mérito Renascença, a mais alta e mais importante condecoração instituída pelo Governo do Estado. Na oportunidade, o Governador do Piauí será agraciado com o título de Cidadão Honorário do Distrito Federal, homenagem concedida às pessoas ilustres que, de alguma forma, colaboram para o desenvolvimento da Capital Federal. O título será entregue pelo Governador José Roberto Arruda.
A outorga marca a sanção do projeto de lei que oficializa a inclusão do evento “O Piauí é aqui, no coração do Brasil” no calendário turístico do Distrito Federal. A programação terá início às 17 horas e dentre as atrações estão confirmadas as presenças de sanfoneiros e artistas populares, mostra de arte e cultura piauienses, shows, teatro, comidas e bebidas típicas do Piauí. Ministros de Estado, senadores, deputados federais, corpo diplomático já confirmaram presenças.
Uma vasta programação será realizada também em Teresina a partir do dia 16, com a apresentação da peça “A Batalha do Jenipapo”, episódio corrido a 13 de março de 1823, fundamental para a consolidação da Independência do Brasil. A programação se estenderá também a Parnaíba onde ocorreu a Adesão do Piauí a 19 de outubro de 1822.
O projeto “O Piauí é aqui, no coração do Brasil” é uma iniciativa do Governo do Piauí em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que reúne entidades representativas do Estado do Piauí no DF, cidadãos piauienses e sociedade civil de Brasília.
Segundo dados do IBGE de 2004, 21% da população da Capital Federal é composta por piauienses, num total de 400mil pessoas. “O Piauí é aqui, no coração do Brasil” objetiva homenagear os cidadãos piauienses preservando as manifestações populares, promovendo a interação da sociedade e colaborando para o desenvolvimento social e econômico da Capital. Centenas de piauienses contribuíram para a construção de Brasília vindos das mais diversas regiões de Estado.
fonte: SURPI
2 comentários:
opa!
obrigada pelo comentário!
visitei lá o blog, mas confesso que nao entendi muito bem a indicação... o mais próximo que achei foram as fotos do pai do Torquato Neto (piauiense!)numa exposição em uma escola. É isso mesmo?
no mais, sucesso ai com o blog!
e feliz dia do piauí! (adiantado)
opa, estou no login errado!
aqui é a aline, do get ccp!
:)
www.tropicaline.blogspot.com
Postar um comentário