Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 1 de julho de 2006

Uma topitada de historicismo pedrossegundense


Crônica da Cidade Imperial do Piquizeiro

A viagem indelével à memória do infantil pensamento: lembranças de pequenice audaz. O desenrolar do momento em impossível previsão de agilidades e agendamentos. A medida todas as vidas em todas as coisas medianas e, para nós, super necessárias. As vistas às coisas boas da vida, passeio, amizades, mulheres de letras e prazer no pulsar. (...)

[Pósteras, prévias, agoráveis...sim, praças! Matriz Domingos Mourão Filho, Bonelle, Milton Brandão - Recanto, Cruzeiro, Vila Operária, e tantas outras mais. E mais essas outras praças mitológicas, legendárias, épicas, pessoalmente visitadas, replicavisitadas, trepicavisitadas, trozevistas. Que dias, tardes e noites delas me presenciaram transeuntear! Beleza de creuza andarilhar pelas pedras, lajes e solos daquela memória vivaz, ecoante de montes de culturistas.]

É preciso situar a estória, o enredo e sua ambientalização, sua cronografia: havia, dizem os anciões sabidos e contemporâneos da época, um pé de planta Piquizeiro no centro da cidade aonde surgiram o primeiro núcleo de escambo, relação econômico-político-social e mercado dessa vila. Daí o nome velho de lá ser esse Piquizeiro. E as residências, igrejas, fórum, clubes, bares, hotéis, etc. viriam às levas de retirantes dos povoados próximos. O morro alto aonde se eleva a cidade de Pedro II hoje já teve ainda mais rusticidade e interiorice. Mas, conforme está, possui restantes e formidáveis patrimônios da regionalidade piauiense. E viva o respeito ao passado heróico e pioneiro para que os presentes vivos semeiem um consciente e próspero futuro! Conhecer é diferente de passear. Ainda quero conhecer esta nova cidade: Pedro II!

João Paulo 01/07/2006

@@@@

Mas isso aqui foi só um rabisco besta, porque na verdade era outra coisa melhor e mais poética o que eu desejaria dizer. Porém, fica então o escrito pelo não-escrito.
Share/Bookmark

3 comentários:

Anônimo disse...

Tirando as mulheres...
Concordo com tudo.. e essa história eu já conhecia!!!!
@>--
Viu o livro novo de ernani getirana?
Comprou?
Me empresta aí...
bjo

Anônimo disse...

Oi, Patt, não de qual livro voc~e tá falando. Vai no meu blog: BLOG DO GETIRANA http://getiranalima.zip.net

Anônimo disse...

OI, PATT, DÁ UMA OLHADA NO BLOG DO GETIRANA: http://getiranalima.zip.net.