Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 12 de julho de 2009

EnELEx - Encontro Estudantil Latinoamericano de Extensão




Entre os dias 10 e 12 de outubro de 2009, ocorrerá no Uruguay um Encontro Latinoamericano de Estudantes, com debates que vêm de trocas de experiência a debates em vista de um projeto de sociedade e da emancipação da América Latina.
O mesmo vem sendo chamado de EnELEx - Encontro Estudantil Latinoamericano de Extensão, tendo a vista uma Extensão de caráter Popular que vêm sendo desenvolvida pelas diversas Federações de Estudantes da América Latina como um meio de práticas libertárias e transformadoras de movimento.

Este encontro nos remete um tanto ao Encontro de Estudantes de Córdoba de 1918, um marco do desenvolvimento de um Projeto de Universidade em compromisso com a sociedade, gerando um movimento que influenciou diversas reformas universitárias pela América Latina, na indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa e Extensão, tendo sido marcante para alguns movimentos como o da UNE na década de 1960.

Destacou-se neste evento o contato da universidade com a sociedade oprimida (Extensão), a luta contra o imperialismo e contra as ditaduras nacionais.
De grande potencialidade, este Encontro Latinoamericano de Estudantes surge neste contexto de crise mundial, de acirramento do neoliberalismo, da perversão dos valores sociais e da hegemonia selvagem de uma ideologia opressora, em níveis macro e micropolíticos. .. A tarefa é grande! Nosso compromisso urgente!..
Vamos nos mobilizar para esta iniciativa!

O EnELEx ocorrerá logo após o X Congresso Iberoamericano de Extensão, em Montevideo-UY, com tema Universidade e Sociedade (ExtenSo 2009).
Mais informações sobre o ExtenSo 2009 são encontradas no aqui que vai em anexo, a convocatória do ExtenSo.
As informações e discussões sobre o EnELEx estão sendo construídas no blog http://enelex. blogspot. com/

Vamos participando!

Acesse também:
http://extensaopopular.blogspot.com

Share/Bookmark

Nenhum comentário: