Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 25 de julho de 2009

Ivanildo Emiliano: traços e colorações ao Piauí (desenho)




fotos: Marcia Micaelle

I. EMILIANO: BREVE PERFIL DUM ÁS DO LÁPIS DE COR

Desenhista artístico colore na Central de Artesanato Mestre Dezinho

Ivanildo Emiliano Santos, artista natural de Manaus (AM), tem uma carreira bastante singular: cursou seminário dos 8 até os 18 anos de idade quando teve de sair para seguir o sonho de servir no quartel como fuzileiro paraquedista. Saiu do exercito ainda aos 18 anos (por conta de um acidente com um colega paraquedista, o qual inclusive viera a falecer) desencorajado da carreira militar e depois que fez um curso técnico de Arquitetura, viajar, trabalhar como vendedor em uma firma e até na TV Globo(RJ), somente 40 anos depois voltou a desenhar, agora sim por profissão.

Em 2000 veio ao Piauí, de modo definitivo permanecendo até os dias de hoje. O 1º contato profissional no estado do Piauí foi com o artísta plástico Manassés Cavalcanti. Começou no Espaço Saúde do Teresina Shopping. Daí para frente costuma cativar olhares e atenções de quem quer que atravesse o olhar em um dos seus quadros enquanto desenha verdadeiros retratos à mão livre, usando apenas lápis de cor comum, técnica bastante rara.

Curso de auto-retrato

Já trabalha em Teresina com auto-retrato há cerca de 9 anos, sempre no Centro Artesanal Mestre Dezinho. Em breve organizará um curso de auto-retrato, o qual será ministrado aos sábados e domingos das 9:00h as 11:00h; as incrições já se encontram abertas na sala do Prodart, 1º andar no próprio Centro Mestre Dezinho. O curso deve ter 2 meses de duração e terá teste de aptidão para escolha dos cursistas.

Informações Complementares

Nascido em Manaus (AM) ele já morou no Rio de Janeiro, em Belém, São Luís, Fortaleza, Recife e Olinda. Tem desenhos expostos no Canadá, França, Rússia, Bélgica, Itália, Alemanha; por isso mesmo com alguma experiência também herdada dos tempos de seminário, sabe falar 5 idiomas além do português: inglês, espanhol, francês, italiano e latim.

Contatos: 9974-6123 / 8863-7379. Atende de Segunda a Sábado.


Share/Bookmark

Um comentário:

Ludmila Monteiro disse...

eu sempre quis saber quem era ele.
quem sabe faço o curso também!