Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 1 de novembro de 2009

Confecom do Piauí realiza intensos debates

A 1ª Conferência Estadual de Comunicação do Piauí realizada nos dias 29, 30 e 31/10/2009 representa um momento de reflexão sobre Democratização da Comunicação no Estado e congregou no Rio Poty Hotel as propostas do interior de todo o Estado através de forte presença dos participantes advindos de Conferências Territoriais ocorridas em 6 pólos regionais do Piauí: Esperantina, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Floriano e Teresina.

Além de trazer palestrantes com a iniciativa de levar ao conhecimento do público os debates atuais sobre: Políticas e Marco Regulatório de Comunicação; Pesquisas de Base Tecnológica e Sistemas Digitais; Mídia, Educação e Cidadania, a Confecom Piauí apresentou o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - FNDC, o qual desde setembro passado já conta com um comitê estadual no Piauí.

Os Grupos de Trabalho por meio de intensos e prolongados debates realizou proposições em três grandes eixos: I - Produção de Conteúdo; II - Meios de Distribuição e III - Cidadania: Direitos e Deveres. De lá partem as contribuições do estado à Conferência Nacional a ser efetuada em Brasília/DF nos dias 14 a 17 de dezembro deste ano. Para tanto, 24 delegados (12 dentre sociedade civil não-empresarial, 12 dentre sociedade civil empresarial) , além de 3 escolhidos dentre representantes do poder público, mais 3 indicados pelo governo seguirão para a Confecom Nacional.

Importante ressaltar que as principais reivindicações manifestadas pela plenária dizem respeito ao Conselho Nacional de Comunicação Social, de Políticas de Financiamento e Valorização da Produção Regional/Local em Comunicação Social e da Legalização de Rádios e TVs Comunitárias perante o Ministério das Comunicações.

Outros pontos repercutidos foram a questão da concentração ilegal de concessões a parlamentares do meio político nacional/estadual/local e descaso com os serviçoes de Telefonia no interior do Estado.

Mais opiniões sobre Confecom e FNDC em:

CONFECOM PIAUÍ

PROCONFERENCIA

FNDC-PI
Share/Bookmark

Nenhum comentário: