Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Oração aos moços e às moças

Tristhes Tzarismos Dada�stas

Prece aos adolescentes
(à maneira de Rui Barbosa, que me disciplina o juízo e inspira sapiência)

Meus e minhas estimáveis convivas, adolescentes da praça, do bosque, da festa e da academia!
Com grande alegria e respeito lhes devotarei algumas frases de inspiração para a vida adiante, a qual
nos espera e/ou é esperada por nós - escolha seja feita ao destino que nos for propício e almejado.

Uma existência humana materializada em sua concretude, enquanto tida por tal modo única, é oportunidade singular neste planetóide. Meu conselho, meu recado para todos nós é seguir a consciência
e o sentimento moral - que o direito, a ética e o costume benéficos logo seguem. Aliás, conforme
conversado em diversos colóquios e pelos convívios em que estive atenciosamente presente fez-se me
esta provada convicção: o ser humano nasce puro de bondade e de maldade; a criação, a formação, o
relacionamento e as influências dos outros é que de certa forma o impregnam ou habitam a mente e a
conduta.

Logo, aproveitem o mundo, o momento e o local livres para se dedicarem ao equilíbrio, à sabedoria,
misericórdia e fraternidade (não só em ocasiões propagandeadas pela mídia ou por iniciativas
circunstanciais transitórias), que a adolescência é o ápice, o cume e o topo da vida dum ser humano, é
seu divisor de fases, de gerações e de eras. Seja você mesmo, mas observe o que há à sua época, ao seu
derredor e aprenda com esses caracteres a ser um a mais, não apenas mais um.

Alguns palavernáculos seletos para cativar em vós excelentes ideais e atitudes:

"E que as crianças cantem livres sobre os muros; (...) E que o passado abra os presentes pro futuro!

Que não dormiu e preparou, que não dormiu e preparou: o amanhecer, o amanhecer, o amanhecer!

(Taiguara)"

"Não há nada como o tempo para passar! (Vinícius de Moraes)"

"Passaram-se as horas, só não passaram os sonhos; tão reais que até parecem realidade... (Portinari)"

"Eis o trabalho como o eu amo, como o eu senti, como é mister, para regenerar o homem, para

transformar os povos, para criar os moços. (Rui Barbosa)"

JotaPê
13//12//06

Amar ao próximo como a ti mesmo; respeitar ao outro como a si próprio; lutar pela paz, embora seja tese paradoxo ou justapor pareça antítese, assim é que se faz síntese na práxis...
Share/Bookmark

Nenhum comentário: