Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 21 de janeiro de 2007

O dia em que o aluno virou professor!

Tristhes Tzarismos Dada�stas

Cachaça Acadêmica de 17/01/2007
com João Cláudio Moreno

O escritor do livro Hemorragia de Goiaba, inventor de alguns variados personagens no humorismo de palco, personagem de programa cômico de televisão, (ex-)acadêmico de Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí, o cidadão e atual vereador do Pc do B por Teresina, João Cláudio Moreno, piripiriense nato e dito homem sério e mal-humorado, presenteou-nos nesta Quarta-feira com uma performance meio que artística meio que intelectiva no Anfiteatro do CCE, a convite dos membros do Centro Acadêmico de Comunicação Social – CACOS , gestão Juntando os CACOS.

Pessoa simples, humilde e comum apesar do reconhecido sucesso na mídia e dentre a população-público consumidor de suas “loucuras”, como ele mesmo as define, João Cláudio participou conosco desse evento – misto de depoimento pessoal, entrevista e apresentação teatral- as imitações do amado pupilo de Chico Anísio, na Escolinha do Professor Raimundo. Nos passou de início uma bela explanação sobre a vida, em geral, uma lição de moral educada e divertida; a seguir, lembrou causos da infância, do seminário e da própria universidade; então, respondeu com todo o gosto às perguntas da numerosa platéia, para afinal, despedir-se em sábias palavras de reflexão, de agradecimento, alegria e com o aval dos muitos aplausos dos presentes.

Tudo começou com uma gravação no programa de entrevistas da Rádio Cigarra, chamado “Ariando Panela”, no qual um dia antes João Cláudio (acompanhado de Reginaldo Silva – produtor e parceiro do Gonzagão e Ceuma Campos – cantora cearense radicada em São Paulo) participara de um informal, animado e descontraído bate-papo com alunos do bloco de Rádio Jornalismo. Lá falaram desde picuinhas do cotidiano piauiense até a vida profissional do vereador/humorista. Houve muita gente lá assistindo no estúdio, cumprimentando-o e tirando fotografias com o ídolo. Os representantes do CACOS aproveitaram o ensejo para convidar João Cláudio para o evento no dia seguinte, o que ele aceitou na mesma hora.

Quem passava pelos corredores da seção de Comunicação Social e topava com o humorista no palco, sentado numa cadeira e com um banquinho ao lado servido de água, cajuína, cerveja e cachaça nem acreditava; muitos, senão todos, iam parando pra ter certeza de que era ele mesmo, iam ficando e acabavam sentando ou parando mesmo pra assistir. E depois do espetáculo em si, pra quem ficou até o fim dos finalmentes, ainda teve muita conversa afinada dele com os professores Magnus Pinheiro e Achylles Costa, os jornalistas Daiane Rufino e Carlos Alberto Lustosa Filho, além de alguns amigos, quase-repórteres e outros alunos.

JotaPê
Share/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

jota pe vc vai longe........obrigado por tudo, como nunca sei o q vou fazer da vida deixo Deus me levar e nunca sai oerdendo com isso.........sinto q ele nos proporcionou esse encontro.Joao Claudio Moreno