Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 8 de setembro de 2007

Navilouca! E com gentes de parangolés!



Mitos e verdades envolventes da revolução contracultural no Brasil revolucionário

SOBRE TORQUATO NETO

Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944. Filho de promotor público e professora primária, estudou no mesmo colégio que Gilberto Gil, em Salvador, tornando-se amigo do compositor e conhecendo também os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Em 1962 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou um curso de Jornalismo. Sem o diploma, começou a exercer a profissão em diversos jornais cariocas. Foi um dos mentores intelectuais do movimento tropicalista, participou da famosa capa do LP [long play - disco de vinil] Tropicália
ou Panis et Circenses (sentado ao lado de Gal Costa) - nesse disco estão incluídas duas de suas composições: Mamãe, Coragem e Geléia Geral (considerada o verdadeiro manifesto tropicalista em vez e ao invés daquela grunhida pelo Caetano Veloso que canta: "O movimento é de papel crepom blá é tali eu organizo o movimento... etc daquela veia ególatra dele "Caê" mesmo).

Um dia após completar 28 anos de idade, ligou o gás do banheiro e suicidou-se. Deixou um bilhete: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era guia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar". Era 10 de novembro de 1972.

O ESPETÁCULO

Torquato Neto é o protagonista, herói da tragédia de sua vida. Radical, ele é alijado da sociedade tradicional e pelos amigos. Assim Torquato traça seu destino marcado para morrer devido à sua radicalidade. O espetáculo acompanha o protagonista desde sua partida de Teresina até seu suicídio no Rio de Janeiro.

Observando sempre que ¬
Em breve tecerei maiores reflexões sobre o assunto; por ora, uma coletânea, quase geléia geral mesmo! Sigam [copiem e colem no seu navegador querid@s, pois estou com preguiça de hiperlinkar...]:

http://diversao.uol.com.br/tropicalia/
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1806099-EI6581,00.html
sites com cobertura especial

http://diversao.uol.com.br/album/tropicalia_album.jhtm?abrefoto=8
imagens várias

http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=4847&PHPSESSID=d1f58dea983d1fd3d0af9abdb9b8b894
na revista virtual

http://www.jornalfeirahoje.com.br/conteudo.php?codcolunista=29&codconteudo=324
opinião abalizada de webleitor

http://1001box.blogspot.com/2007/08/40-anos-da-tropicalia.html
txt na blogosfera

http://tvuol.uol.com.br/marcelotas/2007/08/27/ult4586u38.jhtm
tv na net

http://app.radio.musica.uol.com.br/radiouol/linklista.php?nomeplaylist=000682-8%3C@%3ETropicalia_ou_Panis_Et_Circencis&opcao=umcd
rádio na net
Share/Bookmark

Nenhum comentário: