Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Experimento: TV digital brasileira por PPP

Rede de TV digital compartilhada será feita por PPP

26/11/2008 |
Samuel Possebon
TELA VIVA

Nesta sexta, 28, será assinado protocolo de cooperação entre EBC (TV Brasil), TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, Ministério da Educação e Ministério das Comunicações para a criação da primeira rede comum para a transmissão de sinais de TV digital do país.

Trata-se de um projeto ousado: uma PPP (Parceria Público-Privada), em que o vencedor da licitação terá que construir e operar uma rede de TV digital aberta nas capitais brasileiras e em mais 229 municípios com mais de 100 mil habitantes.

Cada um dos signatários do protocolo desembolsará anualmente algo em torno de R$ 20 milhões, totalizando cerca de R$ 100 milhões ao ano, para a construção e manutenção das operações de transmissão. O contrato é de longo prazo (mais de 20 anos) justamente para atrair o interesse de empresas investidoras.

O governo espera que empresas que já prestam esse serviço em outros países se interessem pelo projeto. No Japão, por exemplo, a operação da TV aberta comercial é feita desta maneira. Mas também há a expectativa de que empresas de telecomunicações se interessem em entrar no negócio como operadores de rede. O projeto será licitado no primeiro semestre para que o contrato esteja assinado até o meio do próximo ano. Os recursos para a construção da rede sairão do orçamento da União.

fonte: FNDC
Share/Bookmark

Nenhum comentário: