Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Sistema de cotas da UESPI será apresentado em Portugal

A criação do sistema de cotas pela Uespi representa um marco na história da Universidade

A Universidade Estadual do Piauí vai apresentar no período de 4 a 7 de fevereiro de 2009, na cidade de Braga em Portugal, o Sistema de Cotas, que reserva 10% das vagas para estudantes de escolas públicas em todos os cursos de graduação da entidade. O Sistema de Cotas será apresentado durante o X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto. O evento reúne trabalhos de países que têm a Língua Portuguesa como idioma oficial.

O Sistema de Cotas atende à Lei Nº 5.791, de 19 de agosto de 2008, de autoria do Deputado Antônio Félix, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado, atende alunos que tenham concluído todo o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública (federal, estadual ou municipal). Dentro dessa porcentagem, 50% são reservados a candidatos de escola pública declaradamente negros.

A criação do sistema de cotas pela Uespi representa um marco na história da Universidade que, enquanto entidade comprometida com o tripé ensino, pesquisa e extensão e com a qualidade de vida do povo piauiense, insere-se no contexto dos debates acerca das Ações Afirmativas – medidas especiais tomadas pelo Estado com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela marginalização e discriminação.

Para o vestibular 2009, a Uespi destinou 437 vagas para o Sistema de Cotas. Para o autor do Projeto de Lei, Deputado Antônio Félix, a oferta de cotas é uma garantia que atende a camada mais carente ao acesso à instituição, bem como promover a inclusão social de pessoas historicamente excluídas desse processo. “Para 2009 teremos a certeza de que alunos carentes estarão estudando em cursos como Medicina, Direito, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, o que não acontecia em anos anteriores, e até 2013 a entidade vai destinar 30%, cerca de 1300 vagas, ao Sistema de Cotas”, informou Antônio Félix.

Fonte: Ìrohìn
Share/Bookmark

Nenhum comentário: