Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cenajus inaugura Biblioteca Virtual em Teresina

Cenajus oferece serviços, educação e cultura aos teresinenses

24/4/2009 09:50:54
Teresina recebe sua primeira Biblioteca Virtual neste domingo, dia 26, durante solenidade que vai contar com a presença do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Gilmar Mendes e do prefeito de Teresina, Silvio Mendes.

A Biblioteca vai funcionar na Casa de Justiça e Cidadania de Teresina, que integra o Centro Nacional de Cultura da Justiça (Cenajus), localizada em frente à Praça da Bandeira, no Centro da cidade. No local, além de pesquisas virtuais, os freqüentadores poderão conhecer o Museu de Arte Sacra e Cultura Popular piauiense, criado especialmente para o espaço, e todo o acervo da Biblioteca Abdias Neves, remanejado para esta nova sede.

“Vamos criar um espaço de cultura, educação e lazer para a população. É uma casa central e que terá uma excelente destinação pública”, destaca Cineas Santos, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Além da Biblioteca Virtual, do Museu de Arte Santeira e da Biblioteca Abdias Neves, a casa vai contar ainda com a realização de saraus literários, realizados periodicamente. “Queremos movimentar aquele espaço, possível graças à sensibilidade do juiz federal Carlos Brandão, coordenador do Cenajus no Piauí”, afirma Cineas Santos.

O prédio vai abrigar ainda a Casa dos Conselhos, composta pelos conselhos municipais de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Idoso e do Deficiente; e o Programa Fala Teresina, a ouvidoria da administração pública municipal. Tudo isso será colocado à disposição dos teresinenses numa estrutura composta por três andares, com salas amplas, fácil acesso, auditório e núcleos de pesquisa. O Cenajus de Teresina deverá oferecer ainda cursos, palestras, orientações jurídicas e exposições de artes para a população.

Fonte: FCMC
Share/Bookmark

Nenhum comentário: