Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 27 de maio de 2006

A Sociedade do Espetáculo: Vínculo (I)mediato

Na dialética dos escombros para as torres babelísticas diuturnas e noturnas e vespertinas e madrugais uma atômica partícula humana pulsa e desintegra uma grande quebra...de valores, bolsas, óikonomias & pólitikes...
Satisfaz-te com o teu fetiche de hoje, porque logo e breve ele poderá tornar-se objeto ou produto de hermafrodegradação, desse modo, dizem os mestres:

"A SOCIEDADE DO ESPECTÁCULO

CAPITULO I

A SEPARAÇÃO ACABADA

E sem dúvida o nosso tempo... prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser... O que é sagrado para ele, não é senão a ilusão, mas o que é profano é a verdade. Melhor, o sagrado cresce a seus olhos à medida que decresce a verdade e que a ilusão aumenta, de modo que para ele o cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado.

1

Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espectáculos. Tudo o que era directamente vivido se afastou numa representação

Traduções diferentes
1

Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espectáculos. Tudo o que era directamente vivido se afastou numa representação.

-----

1
Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se esvai na fumaça da representação


----------------

o governo é representativo, a televisao e a arte representam a vida, sua roupa representa o seu ser, um mundo de representações.
e mais pra frente debord conceitua espetáculo... " (extraído da comunidade orkutiana: A sociedade do Espetáculo, acessado em: maio/2006).

Bem, que o lumpem proletariado tenha já aprendido a ler e escrever e saber eu não o sei; mas que, depois que o trabalho humano virar exceção, o desemprego dominar tudo e a vida tornar-se indigna do Capital (ou vice-versa), a gente poderá desestranhar esse meu agora sentimento, não de mundo, mas de espírito da acumulação avançada dovalor-dinheiro.
Share/Bookmark

Nenhum comentário: