Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Tristhes Tzarismos Dadaístas in: Teatralizações

PELEJA DO CERTO E DO ERRADO

(peça teatral em alguns desideratos)

Introdução / Abertura de Cena
1º ato: da descrição dos personagens e ações

- O Diabo só me atormenta; atenta, atenta, atenta.
- O Deus, a mim, amandamenta; tenta, tenta, tenta.
- O demônio-do-mal achincalha, debocha, zombeteia.
- O anjo-do-bem aconselha, despacha, resposteia.
- A mulher a fazer o de comer, arrumar o corpo.
- O homem a verter o de beber, arrimar o tempo.
- O jovem a deambular o mundo, folhetinar a mente.
- O maduro a perambular a senda, guilhotinar a sorte.
- A criança a lambuzar-se de guloseima e riso.
- O ancião a alquebrar-se de eczema e siso.

------------------------------X-----------------------------X--------------------------------X-----------------------------

Diabo: Mas quanta coisa ruim aqui entre nós!
Deus: De quê estais a resmungar? Dizes...
Diabo: Daqueles vossos mamulengos, que mais?!
Deus: Se te referes a meus humanos, olhas bem ó!
Diabo: Realmente, são engendros à tua iguala...
Deus: Pois por isto então tens de me criares caso?
Diabo: Somente consigo enxergar neles isso: a vós!
Deus: E aí então? Preocupas a mim vosso cinismo...
Diabo: Vasculhas e perceberás neles ateísmo! Vais...
Deus: Treslouquices, blasfêmias e impropérios!
Diabo: Ora e não é a verdade: quem sois, senão nada!
Deus: Insultas, afrontas e indignas a teu senhor!?
Diabo: Estróina, estulto e imbecil fora em sê-lo!
Deus: Ainda repudiais minha soberania ao vomitá-lo?
Diabo: Perdestes ali à minha eterna confiança.

------------------------------X-----------------------------X--------------------------------X-----------------------------
Share/Bookmark

Nenhum comentário: