Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

ECA chega aos 17 anos em HQ's

Hoje é comemorado - ao lado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil, - o Dia das crianças, as quais são "pessoas de 0 a 14 anos" numa abordagem meramente cronométrica e lógica do ordenamento civil, bastante simplista inclusive mas que na ausência de melhor parâmetro, serve. Prefiro pensar em criança como "ser humano ainda não adulto, em fase de dependência familiar e ainda não realizador de pensamentos/atos pervertidos de espontânea idéia." Aí vocês entendam o que quiserem pelo vocábulo pervertidos...

Há nem muito tempo atrás, quando eu também era uma criança, os comportamentos eram tão diversos desses que acontecem na época atual: brincava-se em grupo, valorizava-se o passeio, a escola recreava-alfabetizava, pais e mães educavam e tinham lazer de verdade com seus filhos! Mas agora, até mesmo por causa dessa era virtual sem limites, crianças têm sua infância abreviada, o crescimento acelerado e desenvolvimento mental precoce! E as relações sociais modificaram-se drasticamente. Crianças abortadas, recém-nascidos abandonadas, outras alvos de atentados violentos ao pudor, exploração de trabalho e abuso sexual...São tantos crimes, minha Nossa Senhora!

Mas, ainda há aquela esperança, se ela for decorrente de ações afirmativas e efetivas da sociedade, em todos os seus setores. E isto é importante dizer, pois não é culpa só do governo, só das Instituições como Escolas e Colégios, Igrejas, Clubes, só dos familiares ou quaisquer outras elencagens que se apontem. O erro é geral, da forma comportamental dessa nossa sociedade mesmo: utilitarista, cética e absorta na acumulação de bens sem pensar no Bem-Estar, o maior dos tesouros que uma nação pode construir para vir a ser equilibrada em valores humanos, de maneira holística.


Cartilha de Direitos da Criança e Adolescente

Este é um projeto inovador que visa popularizar, isto é, levar ao domínio do conhecimento público [assim como fora feito com o Direito do Consumidor] o que se refere a legislação do Estatuto da Criança e Adolescente além de estimular o senso crítico, reivindicatório em tod@s perante esse assunto.
Clique e confira detalhes no site da Associação dos Magistrados Brasileiros:
www.amb.com.br/mudeumdestino

Vamos, car@s amig@s, fazer nossa parte e - além disso - propagar estas idéias para outras pessoas, quem sabe uma criança - ela tem a mente mais aberta e perceptiva para as verdadeiras noções de felicidade e justiça, vida adiante. Senão, a cantiga de roda estava com a razão: o amor que tu me tinhas, era pouco e se acabou...
Share/Bookmark

Nenhum comentário: