Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 25 de novembro de 2007

Pela Educação de Base na Terra Querida

INSTITUTO DE QUALIDADE DO ENSINO PROPÕE

ALIANÇA EMPRESARIAL PRÓ-EDUCAÇÃO DO PIAUÍ

Por João Paulo Mourão

A cada hora 31 estudantes brasileiros desistem de estudar. A taxa de analfabetismo atinge 11% e a de mão-de-obra qualificada gira em torno de 9% em nosso país. O prefeito Sílvio Mendes pergunta: “O que fazer para que os gestores do setor privado possam influir na gestão pública?” Ao mesmo instante, o governador Wellington Dias ouvindo a tudo isso concentrado. Estas são as abordagens marcantes durante o lançamento da Aliança Empresarial Pró-Educação do Piauí, efetivada no Clube dos Diários na noite de 21/11 sob a iniciativa de Horácio Almeida, presidente do Instituto de Qualidade no Ensino no Piauí - IQE.

Na ocasião, o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, questiona de que maneira a iniciativa privada deveria influir na gestão pública, em prol da comunidade. A isto, o palestrante convidado Ozires Silva, ex-ministro do Estado da Infra-estrutura e atualmente reitor da Universidade de Santo Amaro-SP, apontou exemplos empresariais de sucesso no país, como a Embraer (também já anteriormente por ele presidida) e do poder de compra governamental como alavanca para o desenvolvimento econômico nacional, ou seja, como governo e empresas devem repensar estratégias para inovar e impulsionar o desenvolvimento – semelhante ao que já estão fazendo China, Índia e Coréia. Mesmo no Brasil, diz Ozires, doações estimuladas pelo governo com isenções fiscais, benefícios para a dicotomia público-produtivo e atuação de assessoramento jurídico são a resposta à questão.

“Todos investem em educação para o sucesso empresarial(...) Devemos nos perguntar o que que o Piauí faz hoje, como investir, como o governo age em nosso regional e local, qual o papel do poder público nessa ordem.”, define o reitor Ozires. E complementa, ao afirmar o crescimento através da inovação como essencial para o crescimento das empresas. Cita, então, o “Buy American Act” nos EUA para evitar a exportação de empregos e renda nacional, o crescimento em relação às indústrias e setor de investimentos como válidos nesse novo cenário para serviços.

Conforme Horácio Almeida, o IQE já beneficiou aproximadamente 976 mil alunos no Brasil e no Piauí atua em escolas nos municípios de Teresina, José de Freitas, Campo Maior e Parnaíba. Através do projeto Aliança Empresarial Pró-Educação institui para até 2008 a meta de 75% dos alunos com média 7,0 em Português e Matemática, entre as mais de 16 mil crianças a serem atendidas no decorrer do projeto. E argumenta finalmente que qualidade de educação hoje implica em qualidade do produto, no futuro.


Share/Bookmark

Nenhum comentário: