Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 6 de setembro de 2008

O amadurecimento do Direito no Piauí



V SemaJu do DADI-ICF traz Direitos Humanos


A V semana jurídica do DADI é um evento tradicional realizado e promovido por estudantes de direito componentes do Diretório Acadêmico de Direito do Instituto Camillo Filho, a entidade representativa do corpo discente dos referidos curso e instituição. Esta semana finaliza a prospecção de discussões, debates e reflexões sobre o desenvolvimento do direito ao longo do tempo, objetiva o debate crítico e técnico da Ciência Jurídica tendo por base Direito Constitucional e os Direitos Humanos . Por isto o evento tem como tema central “O amadurecimento do direito”. Este ano o evento realizar-se-á nos dias 19, 20 e 21 de setembro no Salão Babaçu do Rio Poty Hotel.

Dentre os momentos de discussão, serão levados a debate temas de Direito Constitucional, Direito do Consumidor, Processo Civil, Hermenêutica Jurídica, Direito de Família e outros, todos baseados em uma concepção humanista e voltada a luta pelo desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Conferência Magna será sexta no turno da noite com palestra sobre ”Direitos Fundamentais e os vinte anos da Constituição” ministrada pelo Professor mestrando em direito, Juiz Federal e autor de diversos livros George Mamelstein, do Ceará. Demais atividades ocorrerão no sábado pela manhã e tarde, com as seguintes palestras: “Processo Eleitoral e Democracia“ , a ser ministrada por William Guimarães ; “Guarda compartilhada“ , a ser desenvolvida pela conferencista Cláudia Paranaguá ; “Assuntos relevantes de Direito do consumidor“ a ser ministrada pelo professor Mário Roberto e o encerramento do dia com o painel “Para libertar o direito - em busca de um "Direito do Oprimido" ” a realizar-se pelo mestre em Direitos Humanos Humberto Góes, de Sergipe.

O domingo, último dia, será repleto por atividades como, por exemplo, palestras, apresentação de trabalhos científicos elaborados por estudantes do ICF e algumas performances culturais no intervalo dos painéis e palestras. Teremos a palestra “Hermenêutica Constitucional - A garantia da cidadania plena” ministrada pelo Professor Doutor Nelson Juliano e o encerramento com uma Conferência promovida pelo Professor doutorando , Juiz de Direito e autor de diversos livros José Herval Sampaio Júnior ,do Rio Grande do Norte.

As inscrições serão feitas no Diretório Acadêmico de Direito do Instituto Camillo Filho até o dia 18 de setembro e em dias previamente marcados e avisados nas demais faculdades de Direito do estado. O valor da inscrição é de RS 15,00 para alunos ICF ,RS 20,00 para alunos de outras instituições e RS 25,00 para profissionais.

[por Vanessa Venâncio]
Share/Bookmark

Nenhum comentário: