Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

10º Fórum Internacional do Software Livre


Prorrogado prazo de inscrições com desconto no fisl10


Promoção Tire o Pai da Forca vai até o dia 22

A coordenação do 10º Fórum Internacional Software Livre decidiu prorrogar por mais cinco dias a promoção que concede descontos nas inscrições para o maior evento de software livre da América Latina. Batizada de Tire o Pai da Forca, em alusão ao Dia de Tiradentes, a prorrogação vai até o dia 22 de abril. O prazo inicial era até amanhã, dia 17. Isso vai facilitar para que mais pessoas possam aproveitar os preços promocionais, cujas informações estão disponíveis no site www.fisl.org.br, onde também podem ser feitas as inscrições. Há valores diferenciados para inscrições individuais ou empresas, estudantes, caravanas e órgãos governamentais. A partir do dia 23 serão praticados os preços normais. Mais de 1.600 pessoas já se inscreveram e têm suas presenças confirmadas no fisl10, que será realizado de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Chamada de Trabalhos - Também estão abertas as inscrições para a Chamada de Trabalhos a serem apresentados no evento. O envio das propostas de palestras pode ser feito até o dia 26 de abril través da página do sistema Papers (https://fisl.softwarelivre.org/10/papers/speaker/ ).

Neste ano foram definidas 24 trilhas, divididas em 14 macrotemas. As propostas devem estar de acordo com os seguintes assuntos: Desenvolvimento, Administração de Sistemas, Gerenciamento de dados, Desktop, Kernel e Sistemas de Arquivos, Hardware, Sistemas Embarcados e Robótica, Segurança, Negócios, Implementações e Casos, Jogos, Multimídia e Streamming, VoIP, Ecosistema do Software Livre (Comunidade, Filosofia, Legislação e Cultura Livre), Educação e Inclusão Digital, Eventos Comunitários e Tópicos Emergentes. O envio das propostas deve indicar a trilha na qual a proposta se encaixa.

Datas importantes:
- 22 de abril de 2009: fim do prazo para inscrição com desconto
- 26 de abril de 2009: limite para submissão de artigos
- 25 de maio de 2009: final da avaliação e divulgação dos resultados
- 31 de maio de 2009: final para confirmação dos palestrantes

E leiam isto:


Redes de colaboração mantêm profissionais de TI atualizados

Editoria: Comunidade
17/Apr/2009 - 12:13
Enviado por Redação PSL-Brasil
Os profissionais da área da Tecnologia da Informação (TI) devem estar atentos às redes de colaboração para trocar experiências, aprender e reaprender conceitos que inspirem a criação de novos programas e processos. Esta é a tese de Silvio Meira, professor da Universidade de Pernambuco, especialista em internet e redes sociais e um dos criadores do parque tecnológico urbano Porto Digital.

"Para participar das redes é preciso estar interessado em transmitir seus conhecimentos e fazer novas conexões", defende Meira, que palestrou no evento Criatividade, Inovação e Empreendedorismo numa Sociedade em Rede, promovido pelo Sistema Fiergs por meio do Programa de Capacitação Estágio Empreendedor IEL-RS com apoio do Sesi-RS. Espaço para inovar e dinheiro para financiar novos projetos existem. Nos últimos anos, o gasto médio das empresas com TI triplicou, e tudo indica que esta proporção aumentará. Os incentivos à inovação estão cada vez maiores, especialmente após a explosão da crise econômica internacional. "As empresas estão mais propensas a mudar e assumir riscos", explica Meira. A internet e os computadores ainda têm muitos caminhos para avançar. Dos princípios traçados para uma rede mundial em 1968, diversas metas não foram atingidas, como acesso automático em qualquer dispositivo e em qualquer lugar, 24 horas por dia. Os computadores evoluíram um bilhão de vezes em sua capacidade entre 1965 e 2005. Especialistas estimam que aumentará na mesma proporção nos próximos 25 anos. "Temos que estar atento não apenas ao que acontece agora, mas ao que está por vir nos próximos cinco anos, sob o risco de sermos surpreendidos", alerta Meira. A atualização por redes também significa sobrevivência para todos os tipos de profissionais. Afinal, o trabalho humano que puder ser desenvolvido por softwares tende a ser dispensável - e as empresas não hesitam em trocar pessoas por máquinas se isso der mais resultado. Meira diz que a melhor forma de os profissionais se adiantarem às inovações é permanecerem atentos aos sinais e às mudanças ao seu redor. Para isto, vale trocar experiências pelas redes e procurar descobrir novos usos para as tecnologias. "Passamos pela era do surgimento dos computadores, da conectividade e hoje estamos no momento da percepção e do entendimento do universo da rede", disse.



Fonte: jornnal do comercio
In: http://www.softwarelivre.org/news/13207
Share/Bookmark

Nenhum comentário: