Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Curso de Cinema: Pela Lente

Câmera Rolleiflex: símbolo de pioneirismos

Tupiniquim, mascote da TV Excelsior nos anos 50-60 (créditos: fotografia sobre reprodução do livro "Glória in Excelsior" de Álvaro de Moya).



Vendo o mundo pela lente

Com o intuito de fomentar a produção cinematográfica local e formar novos profissionais da área – ou mesmo lapidar talentos que não tiveram a oportunidade de adquirir uma formação técnica –, em fevereiro se inicia o Curso de Cinema Pela Lente. O curso é uma iniciativa conjunta dos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, juntamente com o cineasta Monteiro Júnior.

O projeto surgiu de uma conversa informal e hoje, prestes a se iniciar, existe graças à sede de vontade em se fazer cinema num lugar de poucas oportunidades na área. Durante aproximadamente dez meses, os participantes, direcionados por Monteiro Júnior, o facilitador do curso, escritor e cineasta, produzirão um filme curta-metragem passando por todas as fases, do processo criativo à execução. Com isso, serão versados na teoria e na técnica de se fazer cinema.

Como a UFPI não possui um curso superior em Comunicação Social com Habilitação em Cinema, o curso é uma oportunidade ímpar para aqueles que se inscreveram conhecerem um pouco mais sobre a sétima arte. “Eu sempre fui apaixonada por cinema, e sempre quis saber como se produz um filme, como são as coisas por trás das câmeras. Gostaria de entender a produção de um filme por uma visão menos amadora”, explica Laís Barradas, que será aluna do curso.




Monteiro Júnior, que tem em seu currículo três filmes lançados e três livros publicados, promete proporcionar uma experiência única e estimulante. “A ideia é explorar a criatividade de cada um, fazê-los descobrir seu processo criativo e construir algo em cima disso”, afirma o cineasta, cujo mais novo trabalho, o longa-metragem Dona Maria, encontra-se pronto e com estreia prevista para o dia 6 de março.



O curso tem por objetivo democratizar a produção cinematográfica do Piauí e, especialmente, em Teresina. A proposta é aliar a teoria à prática. O aprendizado se dará nas mais diversas áreas: direção, produção, fotografia, trilha sonora, etc., e ao seu final será lançado um curta-metragem de 20 minutos produzido pelos próprios participantes. A aula inaugural acontecerá neste sábado, dia 6, no auditório do DMA, no Centro de Ciências da Educação da UFPI.

Share/Bookmark

Nenhum comentário: