Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 20 de maio de 2006

Tristhes Tzarismos Dada�stas: Mecenas de Artes Literárias atuantes em Teresina

Novos Autores lançam obras na Casa da Cultura

CONCURSO - As três obras vencedoras do concurso Novos Autores – Prêmio Cidade de Teresina, serão lançadas no próximo dia 24/05, às 19h, na Casa da Cultura. O Concurso premiou as melhores obras em quatro categorias – Ficção, Poesia, Pesquisa Folclórica e Pesquisa Histórica.
O resultado foi anunciado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, em setembro de 2005. Na ocasião, a Coordenação recebeu 31 inscrições sendo sete em Pesquisa Histórica, 14 em Poesia, nove em Ficção e uma em Pesquisa Folclórica.
As obras publicadas foram: na Categoria Poesia – “PRIVACIDADE”, de Francisco Wilson Oliveira, inscrito sob o pseudônimo Lúcio MacCartney; Categoria Ficção – “MEMÓRIAS DE UM SUICIDA”, de Sérgio Idelano Alves Matos, inscrito sob o pseudônimo “Roserin Reis”; Categoria Pesquisa Histórica – “ESCOLA DO SERTÃO: ENSINO E SOCIEDADE NO PIAUÍ (1850 – 1889), de “Alcebíades Costa Filho”, inscrito sob pseudônimo “Ferreira Costa Filho”. A Categoria Pesquisa Folclórica não obteve livro publicado (mas frise-se, todavia, que em termos de música várias produções têm surgido de 2005 para hoje; vide, por exemplo, o Cd Candeeiro no folclore...).
O Concurso foi criado em 1999 pela Prefeitura de Teresina e visa premiar autores inéditos piauienses nas categorias Pesquisa Histórica, Poesia, Ficção e Pesquisa Folclórica.

Ainda neste rol de mecenatos literários, incluímos o concurso Contos de Teresina, que busca valorizar o retratismo em forma de estórias curtas duma obra de ficção ou não cujo ambiente e contexto histórico-cultural seja a cidade verde capital piauiense.

Este concurso, ainda em fase de coleta final de trabalhos, terá suas inscrições encerradas no dia 26/05 próximo (data já prolongada devido ao grande número de interessados). Sem dúvida alguma, maneira proveitosa também de observarem os críticos de literatura a produção local e expor ao público das letras piauienses, mormente as teresinenses, as novidades estilísticas e os novíssimos autores.
Share/Bookmark

Nenhum comentário: