Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Direito cotidiano à informação - Eleições 2006 2º turno

Tristhes Tzarismos Dadaístas

Debate presidencial - Eleições 2006

Rede Band - 08/10 - 20:00h

A chegada dos candidatos, presidente e presidenciável, governante e ex-governador, fora bastante cuidadosa para eles e até que organizada para o correligionários e militantes políticos. Após eventual atraso, dá-se o primeiro debate em eleições brasileiras entre presidente em exercício candidato à reeleição e candidato oponente, desde a promulgação da Constituição de 1988 e do pleito com voto direto para o povo titular da soberania.

Alckmin começa atacando a ausência de Lula nos debates, cumprimentando a presença de Heloísa Helena e Cristovam Buarque; bate preferencialmente nas questões da corrupção, dossiêgate e gastos supérfluos do atual presidente. Início do debate com trocas das acusações, com levantamento de dados criminosos ou suspeitos nas administrações de ambas as partes. (CPIs dos Bingos, Mensalão, Sanguessugas, Vampiros, Ambulâncias, etc).

No primeiro bloco faiscaram as perguntas e respostas sobre as reformas e políticas nas áreas previdenciária e tributária e os cortes no orçamento existentes logo para o próximo governante da nação.

No segundo bloco os governos e investiments em obras da União e do Estado de São Paulo estiveram em pauta, as políticas públicas sociais e os projetos para o Brasil. A corrupção na gestão, a ética partidária e a investigação de irregularidades administrativas são as bandeiras hasteadas nesse momento; aumento de impostos e privatizações rediscutidas. Segurança Pública e Inclusão Digital são metas sugeridas. Ainda esteve em tempo a vez para discussão dos gastos corporativos da Presidência da república. A FEBEM e a criminalidade na juventude levantaram o tom no pronunciamento dos debatedores. A difusão do ensino universitário toma boa parte e bom assunto. As obras públicas regionais e nacionais recebem a atenção merecida no circunlóquio (de transmissão televisiva e radialística). Saneamento básico fora ainda ponto de embate na conversa exaltada pelos ânimos dos candidatos tucano e petista.

O terceiro blocoinicia pela recolocação de questões sobre o PCC e as políticas de segurança pública, outra vez realçadas. Transferências de responsabilização pelos erros em cada participação. A Política Externa Brasileira e a questão da Petrobrás entraram nas temáticas, inclusive a relação internaciona no Mercosul. A questão energética e o Apagão estãona ordem das perguntas: relacionamento de propostas em geração de energia. Combustíveis alternativos são apresentados como soluções. As estradas, portos, aeroportos e projetos de transportes.

O quarto bloco (com perguntas de jornalistas convidados) houvera com perguntas sobre o caso mensalão a Lula; perguntas sobre redução da maioridade penal para crimes gravíssimos a Alckmin; perguntas sobre princípios morais na sociedade e na formação de jovens e crianças brasileiros; preguntas sobre juros cobrados em créditos bancários e onde, como e quando cortar gastos governamentais.

O quinto e último bloco, os candidatos retornaram às perguntas entre si; Alckmin pergunta sobre o dinheiro do mensalão e Lula pergunta sobre o Provão e ENEM na esfera da Educação para Alckmin. Considerações finais dos candidatos e posteriores entrevistas com os coordenadores de campanha de ambos. Ao final da cobertura, declarações de partidários simpatizantes em um extremo e outro, adicionada daquela dos jornalistas especializados demonstraram pontos assimilados no discurso: as marcas da leviandade de acusações, irritação desconfortável, nervosismo inabitual e mudança repentina de comportamento em público do candidato psdbista; apreensividade inicial, defensividade quase natural, retomada de severidade oratória e postura resoluta do candidato petista. No debate ninguém sai derrotado, mas o povo que o assiste ou ouve sai ganhando em informação, exposição concreta de atitudes, amostra da vida pregressa e perfil ou visual político-ideológico dos digladiantes ao Palácio do Planalto Brasiliense.

Jota Pê
09/10/2006
Share/Bookmark

Um comentário:

Unknown disse...

http://eleicoes.uol.com.br/2006/raiox/
para checar mais informações...