Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 14 de outubro de 2006

Exercício de Classe para a casa acadêmica - Lições para o mundo em aula de poesia e português

Preâmbulo

Ao tempo em que cumprimento todos os profesores na figura de meu austero mestre hodierno, Machado de Assis, propusera-me eu a exercitar o que estivera por ele sugerido na lição descrita pelo capítulo homônimo ao título que segue, de cuja obra (também explicitada) se requer aqui preliminar leitura. Parabéns ao caríssimo ensinador destas nobres matérias em honorável e límpida amostra de nossa tão torturada e depreciada língua portuguesa contemporânea.

" (...) contarei a história de um soneto que nunca fiz; era no tempo de seminário e o primeiro verso é o que ides ler: Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura! [...] Então adverti que os sonetos mais gabados eram os que concluíam com chave de ouro, isto é, um desses versos capitais no sentido e na forma. [...] Assim foi que me determinei a compor o último verso do soneto, e, depois de muito suar, saiu este: Perde-se a vida, ganha-se a batalha! [...] Então tornava ao meu soneto, e novamente repetia o primeiro verso e esperava o segundo; o segundo não vinha, nem terceiro, nem quarto;não vinha nenhum. [...] Cansado de esperar, lembrou-me alterar o sentido do último verso, com a simples transposição de duas palavras, assim: Ganha-se a vida, perde-se a batalha! [...] Trabalhei em vão, busquei, catei, esperei, não vieram os versos [...] Mas, como eu creio que os sonetos existm feitos, como as odes e os dramas, e as demais obras de arte, por uma razão de ordem metafísica, dou esses dois versos ao primeiro desocupado que os quiser. (Dom Casmurro, cap. 55 - Um soneto; Machado de Assis, 1899)"

Um Soneto de Dom Casmurro

Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura!
Brotada ainda na antiga Rua de Matacavalos;
Ah! olor do véu! ah! olor bem tido, formosura
Danada vinda de intriga numa jura para apóstolos.

Declinação absurda em latim eclesiástico via mamãe, ai!
Impedimento abrupto, mais que calundus enamorados;
Ordenação, encomenda de promessa, místicas argüições,vai...
Comedimento a Bento, tal qual Capitu só pelos lados.

Perde-se a vida, ganha-se a batalha!
Escobar, mui companheirista, até a mulher cobiça:
Culpa de meus lábios em estórias de olhos com ressaca.

Seminarista aposentado por precoce pecado, mentira oca.
Capitolina capitular nem pena houve, paixão movediça:
Ganha-se a vida, perde-se a batalha!

[Dedicatória - Para meu confessionário, o poço do quintal caseiro; altar sacrílego...]

João Paulo Santos mourão
14/10/2006
sétimo dia da semana cristã
Share/Bookmark

Nenhum comentário: