Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Piauís

Feriado no Dia do Piauí - 19 de outubro

Piauienses: nossa pátria embandeirada hoje neste Estado é.
De boiada em boiada achegou-se a nós algum progresso póstero talvez.
De luta inisonômica entre peões do mato, vaqueiros de currais, lavradores de eiras e artesãos da vária fauna-flora engendrastes com fervor de águas sob sóis os restos de seres humanos, de fazer ter jus à província para os seus mesmo, ante absolutisado governo metropolitano luso.
Com o encanto pela cana de açúcar em pães agridoces, as hortifrutas dos cerrados no trópico bêerreobradas, além dos relorotados contos agropecuariextrativos natos; fez-se no curso de algumas épocas e por alguns sítios, campinas, margens, pastos, teu cantado e exaltado rumo.
No passar de gentes civilizadas, sistemas de mundo e figuras de estilo vais te camuflando, metamorfoseando e evoluindo gradativo, precavido, à sombrinha, sem pompas.
As cidades, os interiores, todo o povo que te conhece: querem-te em bem aventuranças, em ascendência. Quem nos viu lutar unidos, vê e verá; nos ouviu marchar ordenados, ouve e ouvirá; nos aspirou suar encampestrados, aspira e aspirará; nos sentiu vibrar amados, sente e sentirá.
Num presságio alhures ou num sonho qualquer, penso que o Piauí não é feito só de rios, dunas, pedras, serras, chapadas, campos,..nem tampouco fazendas, igrejas, praças, ruas, edifícios, comércios...
A tua personalidade enquanto parte duma nação, de povo e população autônome, singular, insígne e labutante é-lhe carácter diferenciante, dentre o emaranhado de outros que faz parte de tamanho país. Sem forçada expressão, você encarna e espiritualiza um destino, um provérbio quotidianizado: lutar pela livre vida, pelo arbítrio subsistível; daí te susténs a existência toda.
(...)
Que nos faltem conhecimentos e viagens por ti, isto é correto alembrar-me. Por todavia, inaprovo gente de fora ou forasteiros adentrados quererem dividir-te em Gurguéia e Piauí: pois se não fora através daquela luta unir teu desejo ideal e realizar tanta constituição, de atos e de justiças, para agora desmancharem-no?!
Isso é de uma mesquinharia, de um zé povinhismo travestido pelos hipócritas intrusos que chega a tremelicar nossos punhos para outra luta, agora também moral e vernacular! Que eles, se burlam a lei instiucional, saibam o qüão atocaiados poderão ser, só o que tenho a declarar.
JotaPê
Share/Bookmark

Nenhum comentário: