Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ombudsmaniando



Coletamos algum material do portal do governo sobre a Rádio Antares e montamos uma página base na enciclopédia virtual livre, a Wikipedia. As informações estão disponíveis na página abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Antares#R.C3.A1dio_Antares_.28Teresina.2FPIAU.C3.8D.29

Se scaso não puder acessar este link, exponho abaixo o conteúdo:

RÁDIO ANTARES

== História ==

O Sistema Antares de Rádio é inaugurado numa quinta-feira 15/01/2004, às 9 horas, pelo governador Wellington Dias e o presidente da Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí, Rodrigo Ferraz, os quais fizeram pronunciamento ao vivo à população piauiense. Na oportunidade, houve visita às dependências da rádio, exposição de fotos mostrando como a rádio foi recebida - abandonada e em completo descaso - e a sua reforma completa. Na solenidade, o músico Edvaldo Nascimento executou o Hino do Piauí e, em seguida, fora descerrada a placa de inauguração, com a bênção do padre Luís Eduardo.

O Sistema Antares de Rádio faz parte da Fundação Antares - Rádio e Televisão Educativa do Piauí e é filiado à ARPUB (Associação de Rádios públicas do Brasil). A estrutura conta com rádios AM e FM (esta última com estúdio e equipamentos aguardando compra de transmissor) e um estúdio profissional de gravação. A Rádio Antares AM já está funcionando, e a programação está sendo colocada no ar gradativamente - inicialmente com jornalismo, três programas musicais diários e de rede, num total de 40% de transmissão. Sua freqüência é 800 KHZ.

Nenhum CD foi encontrado em seu acervo no começo de 2003, mas a rádio, hoje, já conta com mais de 600 discos novos, sem contar com os obtidos através de intercâmbio com emissoras, como a Rádio Netherland da Holanda, a do MEC e Rádio França, que têm enviado material constantemente. As rádios Nacional e CBN também serão parceiras da Antares.

Os equipamentos são todos novos, de uso profissional, e vão equipar os três estúdios do Sistema Antares. Eles estão aptos a operar em formato totalmente digital. Na reforma, todos os estúdios passaram a possuir piso elevado, revestimento acústico de alta qualidade, sistema de refrigeração digital, com controle de umidade, e todas as suas dependências serão adaptadas para pessoas com dificuldades de locomoção.

'''Sistema'''

Para deixar os estúdios de AM, FM e de gravação com som perfeito e sistema anti-ruído, a Fundação Rádio e Televisão Educativa instalou um sistema de ar-condicionado central de 7,5 TR (Tonelada de Refrigeração). O sistema é especial, próprio para uso em estações de rádio e TV, com rigorosas características térmicas e acústicas que, além de climatizar, livra os estúdios de qualquer barulho externo.

A distribuição do sistema de refrigeração será através de dutos que se espalharão por todo o local, com comando digital e controle automatizado de temperatura e umidade. O revestimento acústico e o piso elevado da Rádio Antares foram implantados nos estúdios AM, FM, de gravação, núcleo de jornalismo e arquivo e foram feitos com o material produzido pela Sonex.

O equipamento de revestimento mantém uma manta de espuma, que revestirá todas as paredes e tetos da sala, dos estúdios de rádio e de gravação. O material é de uso profissional e evitará barulhos, tanto externos quanto internos, impedindo qualquer tipo de interferência dentro dos estúdios.

O piso elevado contará com revestimento em carpete, que também vai favorecer o isolamento acústico do ambiente. A iluminação do Sistema Antares de Rádio contará com lâmpadas fluorescentes, com luminárias embutidas no forro e duas luminárias aletadas, além de lâmpadas alógenas. Mais de doze itens essenciais à manutenção de uma rádio foram comprados, já que o material antigo estava obsoleto, e grande parte destruída pelas gestões passadas. Tudo que foi adquirido é moderno e digitalizado. Para o estúdio de geração foram adquiridos quatro microfones, CD Player, caixas de som de alta sensibilidade, amplificador, DVD com MP3 e um estabilizador de 5 KVA.

Para o estúdio de gravação o material adquirido foi o seguinte: uma mesa de 16 canais, caixas acústicas próprias para trabalhos de gravação, MD, tape deck, toca-discos e um estabilizador, também de 5 KVA. Todo o equipamento da rádio será gerenciado por um software altamente profissional, que se responsabilizará por todos os procedimentos do sistema, como edição e transferência de músicas.

A Rádio Antares 800 KHz está totalmente digitalizada e com acervo de CDs com mais de 1.200 discos, um bom começo, visto que foi encontrada praticamente sem nada e com suas instalações quase todas destruídas. A emissora conta com refrigeração interna, piso e teto novos e uma equipe de profissionais de muita experiência como Francisco Medeiros, João Neto, José Maria, Edna Maciel, Rosângela Veras, Humberto Coelho, Wilma Rocha, Gil Paulo, Chico Costa e tantos outros.

'''Objetivos'''

A Rádio Antares é um dos veículos de radiodifusão pública piauiense que todos os dias leva informações jornalísticas, cultural, esportiva e educativa através da freqüência AM 800 kHz, com participação popular. Além de veicular uma programação de 18 horas por dia no ar, a emissora possui uma equipe composta por 50 profissionais que se revezam, divulgando matérias factuais de assuntos ocorridos na capital e em todo o Piauí.

A cobertura dos acontecimentos em cerca de 50 municípios piauienses é feita através de parcerias com outras emissoras, via internet, e também com participação ao vivo, por telefone. “Temos convênios com outras emissoras, além de divulgarmos nossa programação na Grande Teresina, que inclui as cidades de União, Caxias, Demerval Lobão e outros municípios”, diz o diretor da emissora, Jessé Silva.

Em Campo Maior, a Rádio Antares tem como parceira a Rádio 100 FM e a Carnaúba FM; em Oeiras, a Rádio Vitória; em Parnaíba, a Rádio Liberdade; em Picos faz parceria com a rádio Cidade Modelo; em Piripiri, com a FM Cidade; em Floriano; com a Difusora; e em José de Freitas; com a Rádio Tribuna. No total, são 50 as emissoras conveniadas.

A Rádio Antares, mesmo sendo uma empresa pública, vai se diferenciar das outras, porque oferecerá formas de manter a estrutura funcionando com seu próprio trabalho. Para isso, vai aceitar patrocínios em forma de apoio cultural. Além disso, disponibilizará a prestação de serviços de seu estúdio de gravação, com preços de mercado e qualidade profissional.

'''Equipe'''

A Antares quer também manter como colaboradores ONGs (Organizações Não-Governamentais) e associações de moradores. A rádio tem como diretora geral, a jornalista Cláudia Marques. Vários profissionais de respeito formam ou já passaram pela equipe da emissora, entre eles: Francisco Medeiros, Edna Maciel, João Neto, Rosângela Veras, Wilma Rocha, Guainapuan Vieira, Elenita Carla, Liana Paiva, Airton Ramos, Michele Sales, Diego Lopes, Marcilany Rodrigues, Jackson Nixon, Sandra Maria e José Dantas entre muitos outros profissionais. O Sistema Antares de Rádio fica situado na Avenida Valter Alencar, 2021, bairro Monte Castelo.

'''Parceria RADIOBRÁS e NACIONAL'''

A Radiobras e a Rádio Antares AM 800 de Teresina firmaram parceria em Brasília no mês de março de 2004. A rádio também receberá um boletim diário do órgão federal de dois minutos e meio que será veiculado pela emissora piauiense. A Rádio Antares ainda mantém convênio com a Rádio Nacional da Amazônia para exibição de reportagens, matérias e flashes especiais.

'''Programação'''

Informativos:
Jornal Antares 1ª edição
Repórter 800
Jornal Antares 2ª edição
Revista da Tarde
Estação Cultura
Antares Notícia
Antares Serviço

Musical:
Show da Noite (segunda a sexta)
Perfil Brasileiro (sábado)


''Projetos''

A Rádio Antares AM 800 está participando de um projeto nacional que tem como objetivo divulgar a música no país. O projeto denomina-se Conexão Brasil, uma criação da Rádio Inconfidência de Minas Gerais, e tem como meta abrir espaço para intérpretes de vários Estados colocar suas músicas para serem veiculadas em várias rádios do país que têm parceria com o projeto.

(Com informações coletadas junto à rádio e no site do governo do Estado do Piauí)
Share/Bookmark

Nenhum comentário: