Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 13 de janeiro de 2008

Piauí reúne Comitê de Direitos Humanos

Direitos Humanos é destaque na UFPI

Projeto “Educar para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos” faz encontro na UFPI

Esta ação conjunta é denominada Programa Educação em Direitos Humanos e objetiva oferecer condições para o fortalecimento institucional dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos e a capacitação dos (as) educadores (as) e gestores (as) da Educação Básica em educação em direitos humanos, as lideranças da sociedade civil e os membros do CEEDH - PI.

Acadêmicos, representantes de movimentos sociais, professores e profissionais da educação são convidados para participar de uma reunião a realizar-se no dia 15/01/2008 no Auditório Salomé Cabral do Centro de Ciências da Educação no Campus da Ininga, no horário de 09 as 11h na qual será atendida a seguinte pauta:

1. Apresentação do Relatório da Primeira Etapa do Projeto de Extensão “Educar para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos”;
2. Apresentação da Segunda Etapa do Projeto de Extensão “Educar para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos” que será executada em 2008;
3. Apresentação da proposta do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos que será oferecido pela UFPI;
4. Discussão da situação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí no que se refere à aprovação do regimento, eleição da coordenação, representação e outras questões de ordem administrativa;
5. Discussão da primeira versão da Programação do III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos e do I Encontro Norte e Nordeste de Comitês de Educação em Direitos Humanos a realizar-se em Teresina em junho/2008;
6. Entrega de Prêmio Heróis do Jenipapo a pessoas envolvidas com projetos e ações que tratam da Educação em Direitos Humanos e como reconhecimento ao apoio prestado Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos;

Atualmente a Coordenação do Projeto e do CEEDH – PI está localizada no Prédio Anexo da Pró-Reitoria de Extensão Sala, próximo ao LAPETRO e ao Hospital Universitário no Campus da Ininga.


O Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos que será oferecido como contrapartida da UFPI é uma iniciativa dos professores que diferente da prática não será cobrado taxa para os alunos e os professores não receberão pro labore e assim como as Coordenações Executiva e Adjunta.

OBJETIVOS
• Fortalecer programas de educação para o respeito aos Direitos Humanos nas escolas, organizações governamentais e não governamentais universidade e órgãos públicos;
• Reforçar a conscientização e aprofundar a reflexão numa compreensão histórico-crítica dos Direitos Humanos;
• Promover uma prática educativa comprometida com a Cidadania Democrática e com os Direitos Humanos;
• Qualificar, em nível de pós-graduação, profissionais e operadores sociais engajados na luta pelos Direitos Humanos;
• Estimular o estudo, a pesquisa e o ensino que tenham como tema central a educação em Direitos Humanos;
• Capacitar acerca de um efetivo conhecimento sobre os conceitos de Democracia, Cidadania, Direitos Humanos e Cultura de Paz;
• Promover a análise e a reflexão acerca da reconstrução da democracia a partir de uma transformação ético-política da realidade.

PÚBLICO ALVO

Portadores de graduação plena engajados em órgãos, entidades ou movimentos de luta pelos direitos humanos e que façam parte do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí.

É nesse contexto que se insere a segunda etapa do Projeto educar para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos, procurando atender às metas e diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos lançado pelo Governo Federal em 1996 e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. O Projeto tem o objetivo de difundir uma cultura de cidadania, de tolerância e de respeito aos Direitos Humanos, cultura esta indispensável para a promoção do desenvolvimento sócio-econômico, bem como para a superação de sua história de desigualdades e injustiças.

Academicamente, além de proporcionar articulação entre ensino, pesquisa e extensão, esse projeto mostra-se favorável uma abordagem interdisciplinar através da colaboração entre os professores de Departamentos e Centros diversificados, abrindo um novo campo de pesquisa e um novo eixo articulador da produção acadêmica.

Outra meta importante e viável é tornar visível à sociedade uma parceria entre organizações governamentais e não governamentais na realização de um trabalho colaborativo que tem a Educação em Direitos Humanos como eixo integrador. Esta construção de alianças poderá ser a resposta que a comunidade piauiense espera como uma alternativa para a luta contra as violações aos Direitos Humanos.

Educar para os direitos humanos significa estabelecer um compromisso afetivo, cívico, ético, intelectual e de paixão pela vida humana onde a luta pela exibilidade dos direitos humanos é uma constante diante da situação em que se encontra a humanidade.

por João Paulo Mourão, on-line

Share/Bookmark

Um comentário:

o meu silêncio disse...

Bom, mto bom ... isso pode até tornar, quem sabe, linha de pesquisa p mestrado! ;)

Eita João q eu acho q vc já definiu sua carreira ... natural, simples assim!

Bjo