Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

terça-feira, 19 de maio de 2009

1ª Reunião GT Conferência Estadual de Comunicação do Piauí.

Relatório da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho da Conferência Estadual de Comunicação do Piauí.

A primeira reunião do grupo de trabalho da Conferência Estadual de Comunicação aconteceu no dia 13 de maio de 2009, às 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Piauí - SINTTEL-PI.

O diretor da Unidade de Políticas Públicas de Comunicação da CCOM, Jessé Barbosa, fez a apresentação dos pontos de pauta da reunião e iniciou a rodada de apresentação dos participantes.

Após uma rápida apresentação dos presentes, a pauta seguinte foi fechar a composição do GT com ênfase para o artigo da proposta do Decreto referente aos segmentos que irão compor o GT, principalmente aqueles que ainda não informaram os seus representantes.

Foi ressaltada a ausência de representantes do sindicato dos radialistas, do segmento empresarial de comunicação e foram acrescentados os representantes suplentes do segmento da Associação Mundial das Rádios Comunitárias – AMARC, Tiago Luis Oliveira e da Associação de Radiodifusão Comunitária do Estado do Piauí (ARCEPI), Carlos Silva.

Foi sugerido alteração do número de representantes do segmento das instituições de formação acadêmica e pesquisa na área de comunicação social no âmbito estadual, federal e privado de 02 para 04, com duas vagas destinadas às instituições publicas e 02 para as privadas com seus suplentes. Os nomes de titulares sugeridos foram: Orlando Berti (UESPI), Jacqueline Dourado (UFPI), Maria Helena (Ceut), este tinha sido determinado na primeira reunião ampliada e Ana Kelma (Faculdade Santo Agostinho).

Também foram acrescentados os nomes dos representantes do movimento estudantil organizado da área de comunicação social no âmbito estadual, federal e privado. São eles: Sarah Fontenelle Santos, Enecos/UESPI, titular e Andressa Kerllen, Enecos/Santo Agostinho, também titular.

Foram acrescentados os representantes suplentes do Poder Executivo Estadual da área de comunicação social. São eles: Ana Claudia, Fundação Cepro e Núbia Ramos, Fundação Antares.

Após as sugestões dos representantes dos segmentos, Jessé enfatizou a necessidade de uma documento oficial da instituições delegando os seus representantes.

O ponto seguinte de discussão da reunião foi a definição das normas de convivência do GT. Ficou definido que serão estimuladas discussões via grupo de discussão criado no Google groups (confecompi@googlegroups.com.br) e reuniões semanais presenciais até a redação do regimento da Conferência, após isso,as reuniões presenciais poderão ser quinzenais. Com agendamento da próxima reunião que será realizada na próxima quarta-feira, 20, às 9h na mesma sala do Sinttel.

Em seguida, foram discutidas e agendadas as datas de realização das Conferências Territoriais, são elas:

31/07 a 01/08 – Esperantina (Territórios da Planície Litorânea e Cocias)

07 e 08/08 – Picos (Territórios Vale do Rio Sambito e Rio Guaribas)

21 e 22/08 – São Raimundo Nonato (Território Serra da Capivara)

28 e 29/08 – Floriano (Territórios dos Rios Piauí e Itaueiras e do Alto Parnaíba)

11 e 12/09 – Bom Jesus (Território Chapada das Mangabeiras)

25 e 26/09 – Teresina (Territórios Carnaubais e Entre Rios)

Após a discussão, Jessé enfatizou que o texto do regimento interno determinará a quantidade de delegados de cada conferência territorial, com destaque para a indicação de que esse número é de acordo com a quantidade de pessoas presentes nos territórios. E citou o exemplo de Picos, que, por conter três territórios na realização da Conferência, terá um número maior de delegados. Ainda enfatizou que dessas referências saem os delegados para a Estadual e desta para a Nacional.

Em seguida, foram dados alguns encaminhamentos. Primeiro sobre a marca. A marca será criada e aplicada pelos alunos de propaganda e publicidade do Ceut, ao invés da Eclética, anteriormente contratada pela Ccom e a Unidade de Políticas Públicas em Comunicação da Ccom será responsável pela elaboração do Briefing da conferência para a elaboração da marca. E a faculdade Santo Agostinho será responsável pela criação e manutenção do site de divulgação da Conferência. Neste ponto, os presentes ressaltaram a necessidade de um lançamento oficial das atividades de preparação da Conferência e a sugestão foi durante a assinatura do decreto pelo Governador.

Após esse ponto, foram divididos os grupos de atuação na preparação da Conferência. São eles:

Equipe de mobilização: Jessé, Humberto Coelho, Ricardo, Márcio Araújo, Fábio

Divulgação: Ana Kelma, Márcio Araújo, Claudia Marques, Andressa

Regimento Interno e temário: Lourdes, Oscar de Barros, Luis Carlos, Orlando Berti, Sarah, Jacqueline Dourado

Infraestrutura: Márcio Araújo, Fábio, Ricardo

Finanças: Fátima e componentes da UPP – Ccom

Foram dados informes gerais e alguns encaminhamentos. Primeiro referente a Conferência Nacional, estão questionando a composição do grupo de trabalho, pois existem muitos representantes dos segmentos empresarial e governo e também ficou estabelecido que até o final desta semana, ficará pronta uma proposta de regimento. Segundo, ficou encaminhado que Lourdes Rufino e Oscar de Barros ficarão responsáveis pelo acompanhamento do processo de assinatura do Decreto da Conferência. Segundo, ficou estabelecido que o texto do decreto deverá determinar a participação dos suplentes, com destaque para o papel deles de voz e voto somente em caso de ausência do titular.

Por último, foi decidida que um ponto de pauta da próxima reunião será as propostas de locais para a realização das conferências estaduais.

Participaram da reunião do GT da Confecom-PI:

UPPC - Unidade de Políticas Públicas de Comunicação do Governo do Piauí

FUNDAÇÃO ANTARES - Rádio e TV Pública

ABRAÇO-PI

AMARC-PI

FAMEPI - Federação das Associações do Moradores do Estado do Piauí

SINTTEL-PI - Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Piauí

ARCEP - Associação das Rádios Comunitárias do Piauí

UFPI - Universidade Federal do Piauí

UESPI – Universidade Estadual do Piauí

Faculdade Santo Agostinho

UBM - União Brasileiras de Mulheres

ENECOS/UESPI

ENECOS/Santo Agostinho

CACOS/UFPI

SINJOR-PI - Sindicato dos Jornalistas

Capital FM

SINDISOL - Sindicato dos Sociólogos

CEUT – pesquisadora

FUNDAÇÃO CEPRO

CUCC -


Share/Bookmark

Nenhum comentário: