Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Inovações jornalísticas em universidade piauiense

Inovações pedagógicas

No curso de Comunicação Socialística - Jornalismo da UniFiPI há sempre uma inovação repentina. Em termos pedagógicos, a "nova" modalidade é a aula corredor com interação direta junto ao público transeunte do CêCêE, extensas rodas de diálogo discente e intercâmbio transdisciplinar no anfiteatro.

A nova modalidade já tem causado comentários entre os acadêmicos que atribuem o sucesso da fórmula aos professores da instituição, sempre antenados com os anseios do mercado, propiciando assim experiências ricas e ao mesmo tempo instrutivas aos alunos da IES.

Um dos desafios hodiernos destes estudantes é a realização das ementas das disciplinas (e os que são exitosos nesse intuito ainda num mesmo currículo são laureados) , algo que vem congregando a atenção/empenho do corpo docente ao longo dos primeiros 25 anos do curso (ou 50 períodos letivos semestrais).

Os laboratórios do curso também passaram por necessárias reformas, com extinção de equipamentos tecnologicamente incorretos para com o ambiente local e instalação de grades, impedindo assim o acesso de estudantes retrógrados aos espaços de aula naquele modelo tradicional tecnicista.

Lei de imprensa

Com a declaração da nulidade da lei de imprensa, o direito de resposta - inclusive na aula - perde eficácia, ficando os alunos agora livres para receber e utilizar quaisquer respostas que julgarem úteis à profissão.


Bancos e comunicação publicitária

Nesse mesmo diapasão são testadas estratégias e técnicas de comunicação publicitária para com o público alvo, como a dos sempre presentes profissionais do "posso ajudar" de bancos com agência ali no centro de convivência do campus Iseuninga, totalmente prontos para iniciar uma futura conta de endividamento universitário a curto prazo e com prejuízos periódicos garantidos pelas taxas de administração monetária.

(Pelo enviado especial PATROPI, formado pela Escolinha do Professor Raimundo e pós-graduado pela Escolinha do Barulho)
Share/Bookmark

Nenhum comentário: