Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 20 de maio de 2006


"doido camuflado da mesopotown"
A dignidade humana será conquistada a machadas...(se eu usar uma foice, estrovenga ou picareta serve, Torquatão..?)
@@@@
O direito dos povos e da humanidade, aquele preconizado a partir das perdas sofridas nas duas primeiras grandes guerras mundiais e exposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948 está em fase de expansão, mas isto também é perigoso se os chefes do poder cosmopolítico intentam mascarar joguetes de interesses em jurisprudencialismos "humanísticos ou comunitários".
Esta assustadora realidade é prática de rebeldia aos preceitos da vida social civilizada e do proceder filosófico natural do homem em sua pós-modernidade ecumênica.
Mas, do jeito que se movimenta a política e seus acessórios mediadores/moderadores (quarto poder..) o pressentido e ulterior resultado pode ser uma deflagração generalizada de desavenças, intrigas e choques internacionais.
E o doido aqui está camuflado na selva mesopotense, observando, passeando, visitando, preparando a carta de paz, porque a guerra é inadiável, irretardável, irrepugnável se tais circunstâncias - seja nas Américas, seja no Oriente - perdurarem ignoradas pelos gestores e, assim então, mentores do crime mais catastrófico já existente: a luta de inocentes pelo prazer personalíssimo de canalhas, crápulas, tiranos, pulhas desse terceiro milênio pós-cristão (ou nada amoroso).

Share/Bookmark
Tristhes Tzarismos Dada�stas: Mecenas de Artes Literárias atuantes em Teresina

Novos Autores lançam obras na Casa da Cultura

CONCURSO - As três obras vencedoras do concurso Novos Autores – Prêmio Cidade de Teresina, serão lançadas no próximo dia 24/05, às 19h, na Casa da Cultura. O Concurso premiou as melhores obras em quatro categorias – Ficção, Poesia, Pesquisa Folclórica e Pesquisa Histórica.
O resultado foi anunciado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, em setembro de 2005. Na ocasião, a Coordenação recebeu 31 inscrições sendo sete em Pesquisa Histórica, 14 em Poesia, nove em Ficção e uma em Pesquisa Folclórica.
As obras publicadas foram: na Categoria Poesia – “PRIVACIDADE”, de Francisco Wilson Oliveira, inscrito sob o pseudônimo Lúcio MacCartney; Categoria Ficção – “MEMÓRIAS DE UM SUICIDA”, de Sérgio Idelano Alves Matos, inscrito sob o pseudônimo “Roserin Reis”; Categoria Pesquisa Histórica – “ESCOLA DO SERTÃO: ENSINO E SOCIEDADE NO PIAUÍ (1850 – 1889), de “Alcebíades Costa Filho”, inscrito sob pseudônimo “Ferreira Costa Filho”. A Categoria Pesquisa Folclórica não obteve livro publicado (mas frise-se, todavia, que em termos de música várias produções têm surgido de 2005 para hoje; vide, por exemplo, o Cd Candeeiro no folclore...).
O Concurso foi criado em 1999 pela Prefeitura de Teresina e visa premiar autores inéditos piauienses nas categorias Pesquisa Histórica, Poesia, Ficção e Pesquisa Folclórica.

Ainda neste rol de mecenatos literários, incluímos o concurso Contos de Teresina, que busca valorizar o retratismo em forma de estórias curtas duma obra de ficção ou não cujo ambiente e contexto histórico-cultural seja a cidade verde capital piauiense.

Este concurso, ainda em fase de coleta final de trabalhos, terá suas inscrições encerradas no dia 26/05 próximo (data já prolongada devido ao grande número de interessados). Sem dúvida alguma, maneira proveitosa também de observarem os críticos de literatura a produção local e expor ao público das letras piauienses, mormente as teresinenses, as novidades estilísticas e os novíssimos autores.
Share/Bookmark

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Tristhes Tzarismos Dada�stas - Cult sites...

http://www.pedro2.pi.sebrae.com.br/Festival de Inverno Pedro II
http://www.zooeirafestival.com.br/Festival Zooeira Oeiras
http://www.fumdham.org.br/interartes/main/festival.htmhttp://www.festivalinterartes.kit.net/festival/festival.htmFestival Interartes da Serra da Capivara São Raimundo Nonato
Share/Bookmark

terça-feira, 16 de maio de 2006

Tristhes Tzarismos Dada�stas:
Sushi -sashimi kamikases
A droga da amizade e o traquejo social, outra vez eles, nos fizeram perder o tempo de dar o fora na hora H: disperdiçar o paladar com comida japonesa não é lá muito legal pra mim.
Ainda mais porque lá aonde fomos (Teresina Grill) estava em promoção uma rodada de 12 porções dessas iniguarias orientais...mas, qual o quê...só farsa.
O apetite de início foi sugestivo, a curiosidade também; mas ao palatar do alimento, foi náusea e lágrimas de nojo por tudo que era lado; eca, só um filete de peixe crú, enrolado num mói de arroz por uma fita de erva. Terrível, dá vontade de vomitar instantaneamente. E além do mais, a gente não mata a fome, a fome mata a gente! Era melhor ter pedido uma porção de picanha e macacheira bem assadas, aí era outra coisa!..
Saldo de balanço: dívida ulterior de R$14,00 com o colega que bancara o jantar lá e uma barriga chocada, embrulhada pra presente de gregos, nipônicos e americanos. Nunca mais...agora só no China in box: ali pelo menos a comida é esquentada de verdade e tem recheio variado além do acompanhamento.
Mas, a bem da realidade, prefiro meu arroz, feijão, macarrão, bife e salada de verduras. É mais simples, sadio, sólido,..saboroso.
obs.: esta mensagem bem que poderia ser colocada naqueles pastéizinhos da sorte, néra mermo???!
Share/Bookmark