Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 1 de abril de 2007

Artes entre Águas de março



A gente bole com ternura, tanto bota até que fica!

Há um grupo de músicos piauienses, sediados na verde cap é verdade, que desde o calendário de 1990 vem inscrevendo, inventando e produzindo cultura local em ritmo de fraternidade melódica. Dois contraltos, dois tenores, dois sopranos, dois baixos alinharam seus amistosos timbres para afortunar os ouvidos de muita gente, até gringos gajos, germanos e lordes já tiveram esta sorte que tivemos no dia 28/03 lá no sagüão de eventos do Teresina shopping.

O nome Ensaio Vocal é uma modesta nomeação a esta equipe séria e já bastante profissional apascentada pelo maestro Aurélio Melo, este conhecido com firme ligação ao ensino e inclusão infanto-juvenil através de projetos cujo mote é mesmo sentido em alto e bom som, da música popular por piauienses, dos arranjos eruditos, entre variadas outras fórmulas.

Antes do espetáculo houve música ao vivo ali pela praça de alimentação, rente aos cinemas estava um palquinho com voz e violão acessíveis e solícitos aos pedidos do público. Estava sem relógio, mas quando senti o tráfego aumentado pra direita, ah, percebi que ia começar o show do Octeto de vozes então mencionado (sem mensurar os instrumentistas, que posso categorizar pelo exemplário de Wilker Marques no sax e flauta, para vocês terem idéia da polissonoridade eclética que estava o furdunço!)

Escolhido enfim um bom local ali do lado esquerdo, pus dois folders da programação um de cada lado, à espera de minha companhia convidada à véspera e algum conhecido que porventura sempre dá os ares...de graça...em março. Olhei em volta e senti muita gente distraída, mas isso só no prelúdio do número, pois quando adentrou o cerimonial e os artistas arribaram ao andaime ecoalizador, aí todos ficaram em boca miúda mínima e sussurros contidos. Daí pra frente ocorreu o natural teste de som, passagem de repertório e posicionamento da equipe. Notei que o Ananias, meu colega de universidade, estava meio deslocado, mas depois soubemos pelo maestro que o colega dele de tom baixo estivera em viagem e infelizmente não chegara a tempo de assomar-se com eles na festividade. Nada não, ele engrossou a voz e sustentou seguro o tom mesmo a sós com seu microfone.

A platéia, até ela regida pela maestria do batuta homem do boné cinzento emborcado pra trás, estava em êxtase. O repertório, esse sim, é um dos fatores que nos motivara mais ainda ampliar a estada ali e mesmo com compromissos prestes a atrasar, ficamos abancados de orelhas em pé pro palco e olho de sentinela ao derredor.

Introduzida a partitura pelo clássico mpbístico de Amigo, essa Canção da América de Milton Nascimento, seguiram-se outros de semelhante aplauso; marcante valorização do baixo com o solo de Ananias em Te amo Espanhola. A partir daí era um misto de torcida e coral lá de baixo junto aos cantores-tocadores. Oh, se esteve gente se sentindo no Trem de Teresina a São Luis, remelodiando Gonzagão; dali,como os enamorados eram farta maioria, soar Para viver um grande amor na diplomacia condizente com Vinícius de Moraes fora como luva de seda nas palmas do povo presente. Aí, aparte seja feito ao inusitado fato fortuito: pois num é que enquanto os músicos combinavam a próxima seqüência estrondaram ventos e pancadas de chuva no forro do ambiente e Águas de março do maestro Tom Jobim entoaram sublimes até a passagem pelo Cabaré da Payssandu e da Senhorinha em criações deste Ensaio Vocal. A partir desse momento, entendemos o porquê de críticas favoráveis ao grupo em Portugal, Alemanha e Inglaterra através de Para Todos & Quem te viu quem te vê, do insígne compositor cantor Chico Buarque. Para descontrair e serenar o resto de chuva, um Concubinato, ensaiado e vocalizado, tão aprontado que ninguém ousou se importar se a crença e a justiça lha proibiriam. De modos que, um telefonema desesperado me disse que eu deveria ir para o lar imediata e irrelutantemente naquele exato instante. O remédio era cumprir o mandado tendo ao fundo uns acordes de Esperando na janela revelados pelo excelente profético Gilberto Gil.

Só uma observação a relatar: sem a companhia é que fora possível atentar lá tudo isto, pensar e fazer este texto, portanto agradeçam a "Ela!" não ter comparecido, ou do contrário essa música seria apenas um ensaio vocal pro nosso amor àquela noite brumosa e pluviosa de quarta-feira...

Share/Bookmark