Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

ECA chega aos 17 anos em HQ's

Hoje é comemorado - ao lado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil, - o Dia das crianças, as quais são "pessoas de 0 a 14 anos" numa abordagem meramente cronométrica e lógica do ordenamento civil, bastante simplista inclusive mas que na ausência de melhor parâmetro, serve. Prefiro pensar em criança como "ser humano ainda não adulto, em fase de dependência familiar e ainda não realizador de pensamentos/atos pervertidos de espontânea idéia." Aí vocês entendam o que quiserem pelo vocábulo pervertidos...

Há nem muito tempo atrás, quando eu também era uma criança, os comportamentos eram tão diversos desses que acontecem na época atual: brincava-se em grupo, valorizava-se o passeio, a escola recreava-alfabetizava, pais e mães educavam e tinham lazer de verdade com seus filhos! Mas agora, até mesmo por causa dessa era virtual sem limites, crianças têm sua infância abreviada, o crescimento acelerado e desenvolvimento mental precoce! E as relações sociais modificaram-se drasticamente. Crianças abortadas, recém-nascidos abandonadas, outras alvos de atentados violentos ao pudor, exploração de trabalho e abuso sexual...São tantos crimes, minha Nossa Senhora!

Mas, ainda há aquela esperança, se ela for decorrente de ações afirmativas e efetivas da sociedade, em todos os seus setores. E isto é importante dizer, pois não é culpa só do governo, só das Instituições como Escolas e Colégios, Igrejas, Clubes, só dos familiares ou quaisquer outras elencagens que se apontem. O erro é geral, da forma comportamental dessa nossa sociedade mesmo: utilitarista, cética e absorta na acumulação de bens sem pensar no Bem-Estar, o maior dos tesouros que uma nação pode construir para vir a ser equilibrada em valores humanos, de maneira holística.


Cartilha de Direitos da Criança e Adolescente

Este é um projeto inovador que visa popularizar, isto é, levar ao domínio do conhecimento público [assim como fora feito com o Direito do Consumidor] o que se refere a legislação do Estatuto da Criança e Adolescente além de estimular o senso crítico, reivindicatório em tod@s perante esse assunto.
Clique e confira detalhes no site da Associação dos Magistrados Brasileiros:
www.amb.com.br/mudeumdestino

Vamos, car@s amig@s, fazer nossa parte e - além disso - propagar estas idéias para outras pessoas, quem sabe uma criança - ela tem a mente mais aberta e perceptiva para as verdadeiras noções de felicidade e justiça, vida adiante. Senão, a cantiga de roda estava com a razão: o amor que tu me tinhas, era pouco e se acabou...
Share/Bookmark

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Estar estando e ir indo

Pra quem não gosta do subjuntivo condicionador das mais simples atitudes, eis uma ótima notícia; pra quem não acredita em estórias e canetadas/carimbaços da governança, mais uma lei exdrúxula.

Governador demite o "gerúndio" por decreto
02/10/2007 08h20


O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), tomou uma decisão que chamou a atenção de quem leu a edição de hoje do "Diário Oficial" do distrito: demitiu o "gerúndio" de todos os órgãos do governo. O decreto com a nova medida também proíbe o uso do gerúndio por desculpa de "ineficiência".

O governador está fora de Brasília e não pôde comentar a nova medida.

O gerúndio é um tempo verbal formado pelo sufixo "ndo" que indica continuidade de uma ação. O uso do gerúndio se tornou comum e demonstra imprecisão de uma atitude como, por exemplo, "vou estar verificando" em vez de "vou verificar".

Leia a íntegra do decreto:

"Decreto nº 28.314, de 28 de setembro de 2007.

Demite o gerúndio do Distrito Federal, e dá outras providências.

O governador do Distrito Federal, no uso das atribuições que lhe confere o artigo
100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:

Art. 1° - Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.
Art. 2° - Fica proibido a partir desta data o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA.
Art. 3° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 28 de setembro de 2007.

119º da República e 48º de Brasília
JOSÉ ROBERTO ARRUDA"

Fonte: Folha Online

http://www.acessepiaui.com.br/geral2.php?id=79330
Share/Bookmark

domingo, 7 de outubro de 2007

Drops de risos: Salão de humor amadurece aos 25


Selo comemorativo de 25 edições do Salão Internacional de Humor Piauí-Brasil


Caricatura de Albert Piauí

Teresina: capital mundial do humor

O Salão de Humor do Piauí é reconhecido mundialmente, por propagar gratuitamente arte, cultura e educação para todas as idades. Trata-se de um acontecimento de grande repercussão, que movimenta e abrange toda a cidade, desde a Av. Frei Serafim ao Complexo Theatro 4 de Setembro - Clube dos Diários. Como único evento cultural de caráter internacional do Piauí, é de extrema importância para o turismo e desenvolvimento artístico-cultural do Estado. Em 2007, completa 25 anos de muito humor, dedicação, e reconhecimento, e, para comemorar, homenageia J.Carlos, o mais importante caricaturista do Brasil do século passado. Eleito o maior salão do mundo em participação popular e o mais completo e importante evento cultural do Piauí, traz muitas vantagens para você!

Frases:

“Na volta do trabalho, paro e olho as exposições. Gosto de ficar olhando e tentando entender todos aqueles desenhos.” Joaquim Silva, operário.

“O salão do humor desenhou o Piauí no mapa do mundo.” Albert Piauí

“O importante do Salão de Humor do Piauí é a mobilização popular, a quantidade de pessoas que ele mobiliza.” Ziraldo

"É de arrancar os cabelos, escancarar a boca e rolar no chão de tanta energia que envolve sua realização; parece até brincadeira, mas é bem sério." (anônimo)

[Agradecimentos e crédito de texto e fotos: Duda]
Share/Bookmark

Regionalização da informação é possível...

Projeto sugere programação regional de 40% em rádio e TV

13/09/2007 |
Márcia Xavier
Vermelho

A regionalização da programação cultural, artística e jornalística foi tema de audiência pública realizada nesta quinta-feira (13), a pedido do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O projeto de regulamentação do setor, de autoria da ex-deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), estabelece que as emissoras de rádio e TV sejam obrigadas a preencher 40% de sua programação com conteúdo independente, produzido no local em que é exibido.

Para o senador Inácio Arruda, a audiência representou uma excelente oportunidade para ouvir os setores diretamente interessados no projeto. Ele destacou a necessidade de se aprimorar a proposta, fazendo uma mediação entre o caráter local, nacional e o mercado.

“A questão é como produzir uma legislação que regulamente a Constituição e que seja adequada ao interesse nacional, que reforce a representação regional e local, e seja compatível com a realidade do mercado audiovisual”, explicou Inácio.

O texto já recebeu emendas na Câmara dos Deputados e no Senado. No momento, se encontra na pauta da Comissão de Educação do Senado.



De acordo com o senador, as particularidades de cada estado eregião significam uma oportunidade de induzir o desenvolvimento de novos mercados. “Se não tivermos essa preocupação de forte caráter local, não vamos conseguir exportar nossa produção, por exemplo. A atuação de empresas estatais e privadas na área cultural está consolidada, mas é necessário buscar mecanismos para fazer com que parte da captação dos recursos, que vem do Brasil inteiro, seja investido nos estados”, avaliou.

Inácio citou o exemplo do Ceará, onde há emissoras de TV locais que conseguiram grande sucesso de audiência privilegiando talentos locais.

O conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Evandro Guimarães, ressaltou que o conteúdo das emissoras de TV possui, em cada estado, características próprias, e que boa parte da programação (jornalismo, esportes, shows musicais e vinhetas)é elaborada em nível local, restando apenas novelas e minisséries, que são concentradas nos grandes centros de produção.

Bem-vindas

Ele esclareceu que as produtoras independentes de programas para televisão tanto são bem-vindas ao mercado exibidor formado pelas televisões comerciais, como merecem efetivamente crescer.

E apresentou um panorama da radiodifusão brasileira, que atualmente conta com 119 emissoras nacionais e 36 estrangeiras, gerando cerca de 200 mil empregos indiretos.

Fernando de Souza Dias, presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor de produção independente brasileiro. Entre elas, a falta de uma legislação adequada e de mecanismos eficientes para financiamento da produção.

Souza Dias citou o exemplo da França, onde 100% da programação televisiva é independente, e existe distinção entre as difusoras e as produtoras de conteúdo, o que não ocorre no Brasil.

Experiência bem-sucedida

Paulo Tonet, diretor-geral da RBS, outro participante do debate, explicou que um modelo para a televisão brasileira não pode desprezar a lógica econômica e comercial, já que não é o dinheiro público que sustenta a produção que é veiculada.

Para ele, uma mudança na legislação precisa levar em conta um modelo econômico de mercado que viabilize o uso de mais produções independentes na grade de programação das emissoras, ou seja, que as produtoras, assim como as emissoras, sejam remuneradas pelos anunciantes e que possam desenvolver suas atividades de forma contínua, minimizando os riscos.

Tonet exibiu aos senadores um vídeo sobre a experiência da RBSno Rio Grande do Sul, que, apesar de afiliada de uma grande emissora, consegue inserir várias horas diárias de programação estritamente local.

Descentralização

Wolney Oliveira, vice-presidente da Associação de Produtores de Cinema do Norte e Nordeste (APCNN), reconhece os esforços do governo que criou programas fundamentais para a descentralização da produção, como o Doc TV, mas queixou-se da concentração de projetos culturais nas regiões Sul e Sudeste. Ele destacou que o projeto em discussão pode colaborar muito no sentido de melhorar a distribuição dos recursos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, por meio de levantamento, que 80% dos recursos da Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura) ainda se concentram no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A audiência pública não esgotou o tema. Uma segunda reunião, programada para outubro, deve receber o presidente da Fundação Cinema RS , Cícero Aragon; o presidente da Rede Record, Alexandre Raposo; o presidente da TV Cultura, Paulo Markun, o jornalista Alberto Dines e a autora da proposta, Jandira Feghali, para uma nova rodada de debates com ossenadores.

Fonte: FNDC
Share/Bookmark

A praia doce de THE




O Balneário da Curva São Paulo às margens do Rio Poty é uma recente atração turística da cidade de Teresina. Inaugurado ainda por ocasião das comemorações do aniversário da capital, o espaço tem recebido muitos visitantes de todos os bairros e categorias sociais. Com assinatura do arquiteto Júlio Medeiros e realização de obra conjuntamente por prefeitura e emenda de bancada parlamentar, parece até que a obra nem é estratégia de campanha - pelo menos o povo, principal beneficiado, ainda não pensou nisso. O serviço de atendimento de bares e restaurantes, de salva-vidas e policiamento foi implementado, organizado e bem noticiado. Maiores informações sobre o local você descobre lendo aqui e aqui

Se você dispõe de mais um momentinho, cumpre ver ainda fotoanimações no site panorâmicas the
Resta saber se vai ser modismo ou se vai cair no gosto permanente dos fim-de-semaneiros passeantes e transeuntes visitantes. Tantos lugares do Piauí estão sendo apontados na pesquisa das sete maravilhas do Piauí, por que não elencar este como uma delas - já que valem naturais e artificiais? A votação está acontecendo no portal Meio Norte. É só comentar lá!
Share/Bookmark