Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ecologia e ambientalismo no Piauí




Manifesto em prol do meio ambiente.

Uma caminhada para todos os credos e apartidária.


1ª Caminhada pela Natureza

Data: 7 de Junho de 2009
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Local de saída: Rio Poti
Local de chegada: Rio Parnaíba
Horário: 7:00 h


Realização: REAPI - Rede Ambiental do Piauí

Apoio:
FUNAGUAS - Fundação Águas do Piauí
MCV - Movimento Cerrado Vivo - Piauí
AEAPI - Assoc. Eng. Agron. do Piauí
Fundação Velho Monge
FURPA - Fundação Rio Parnaíba
IME - Instituto Maiêutica de Ensino


PARTICIPE E AJUDE A SALVAR O MEIO AMBIENTE!

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


Perfil da REAPI
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2309864611826931571

Perfil da Caminhada pela Natureza
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=14442955164664076326


Os dois principais rios do Piauí estão morrendo!

O Rio Parnaíba, segundo maior do Nordeste, está bastante assoreado!

Por causa do desmatamento das matas ciliares, em suas margens, o solo não tem mais a fixação das grandes raízes e o leito vai se alongando e tornando-lhe de pouca profundidade.

Verdadeiras ilhas já se formaram em seu percusso por várias cidades que o Velho Monge percorre! Algumas já são utilizadas para o lazer da população local!

O Rio Poti sofre também com o assoreamento, além de receber esgotos poluentes das indústrias, hospitais, etc. contaminando e envenenando os seres que nele vivem!

A prova disso são as periódicas aparições de Aguapés que formam um tapete verde sobre a superfície do rio.

Ocasionadas pela presença de matéria orgânica, os Aguapés ajudam a purificar a água. No entanto, com a quantidade excessiva que aparecem, esta vegetação retira grande parte de oxigênio, importante para a sobrevivência dos organismos aquáticos (peixes, etc.).

Perfil da SOS Rios Parnaíba e Poti
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=77843541


Campanha em prol da criação do Parque Nacional da Serra Vermelha, no Piauí.

SERRA VERMELHA - O PIAUÍ PRECISA DESSE PARQUE!

Diga SIM à preservação da maior floresta do Nordeste!

Diga NÃO à produção de carvão!

Envie um e-mail para o Ministro do Meio Ambiente, carlos.minc@mma.gov.br ou ligue para (61) 3317-1058 e peça a criação do Parque Nacional Serra Vermelha.

Realização: Fund. Cultural Raízes do Piauí

Apoio: FUMDHAM, RMA, SOS Caatinga, OAB-PI, UNIVASF, FURPA, Fund. Nogueira Tapety, REAPI, Revistas: Terra, Rolling Stone, Com Ciência Ambiental e Horizonte Geográfico, Museu de Zoologia da USP, Jornal A União, ONG Nova Conciência-PB, CASA, APREMAVI-SC, Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, Projeto Onça Pintada, Portal SRN, SOS Mata Atlântica, Fund. Velho Monge, FETAG, Projeto Ambiente-se (UFPI), Sociedade Formigas-MT, Instituto Visão Futuro do Piauí, Fund. Movimento Ecológico, + Vida, Clube dos Amigos do Velho Monge, FUNAGUAS, Pref. Mun. de Curimatá-PI.

Perfil de Campanha pela Serra Vermelha
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=73507685
Share/Bookmark

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CNJ exige novas normas para cartórios brasileiros

Do Jornal do Commercio

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pretende baixar, em março, um pacote de normas sobre a atuação dos cartórios brasileiros. Contrário à proposta de emenda constitucional (PEC) que efetiva, sem concurso público, titulares de cartórios, o órgão quer forçar os Tribunais de Justiça a aplicar as provas para o preenchimento de vagas, como determina a Constituição Federal. A falta de concursos é um dos argumentos dos defensores da aprovação da polêmica PEC 471, de 2005, que está no plenário da Câmara.

O CNJ vai aproveitar para impor também regras mais rígidas aos donos de cartórios. Uma das propostas é padronizar os preços cobrados por serviços que, atualmente, são fixados pelas legislações estaduais. A falta de critérios claros faz com que cheguem ao conselho dezenas de reclamações de cidadãos questionando as diferenças de valores nos estados.

Outra mudança que deve ser colocada em pauta é a padronização dos modelos de certidões. O objetivo, neste caso, é evitar falsificações. Segundo Ricardo Chimenti, juiz auxiliar da Corregedoria do CNJ, até 15 de março a proposta deverá ser fechada e levada aos demais integrantes do conselho para votação. "É uma forma de agilizar o provimento de vagas abertas por concurso", informou o juiz.

Desde dezembro de 2008, por determinação do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, uma equipe de oito pessoas - que inclui juízes da Corregedoria e magistrados especializados no assunto, que atuam nos estados - analisa a situação dos cartórios brasileiros.

Fonte: Jus Brasil


Share/Bookmark

domingo, 18 de janeiro de 2009

Esfero(hidro)grafia nordestina

“bacias esferográficas”



São Francisco


Velho Chico

Caboclo D'água assusta

Mas carrancas protegem

Rio das Velhas Histórias

Bebedouro do Gado Sertanejo

Da Serra da Canastra ao Atlântico

O vapor Benjamim Guimarães apita em desespero:

nem ao verter grossas lágrimas voltarias a ser o rio jovem d'outrora.




Parnaíba


Velho Monge

Cabeça de Cuia atenta

Mas a Senhora das Águas guarda

Rio de Águas Barrentas

Fonte para a Selva de Cocais

Do Riacho Água quente ao Delta Americano

O vapor Amarante atracado no cais do Porto das Barcas:

o mar de água doce vira sertão, sem que o sal tenha sequer chegado.




São Francisco e Parnaíba


Rios sedentos

Nordeste em pó

Orvalho de nossas vidas

A Iemanjá peço perdão:

a fé dessa gente não remove mais nem coroas de areia...

Não dá pra afastar esse cálice - derramando, derramado.

[Até a tinta da esferográfica escorre destas bacias]



(JotaPê)
Share/Bookmark

FSM x Davos



De volta ao Brasil, encontro deve reunir 120 mil em Belém


Luana Lourenço

Repórter da Agência Brasil


Brasília - O Brasil vai voltar a ser palco do maior encontro da sociedade civil e movimentos sociais do planeta. A partir do próximo dia 27, Belém, capital do Pará, vai abrigar a nona edição do Fórum Social Mundial e deve reunir 120 mil participantes, de acordo com a organização do evento. Os investimentos na cidade para a reunião devem chegar a mais de R$ 100 milhões.

Realizado em Porto Alegre em 2001, 2002, 2003 e 2005, o FSM passou pela Índia, em 2004, pela Venezuela, em 2006, pelo Quênia, em 2007, e no último ano não teve um epicentro, com a realização de eventos simultâneos em 82 países.

Até a última sexta-feira (16), as inscrições para a edição de Belém passavam de 82 mil, segundo um dos articuladores do Fórum e organizador da etapa 2009, Cândido Grybowski. “Acredito que vamos chegar aos 120 mil. As pessoas que moram na cidade fazem a inscrição na hora. Belém já está no clima do Fórum. É um espaço aberto, nós não queremos muralhas como nas reuniões do G8, que nos protege do lugar onde estamos. Nós queremos integração com a cidade.”

Estão previstas mais de 2,6 mil atividades, a maioria auto-gestionadas – organizadas pelos próprios participantes. As assembléias, oficinas, cerimônias, atividades culturais e os seminários serão concentrados nas Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), mas devem tomar as ruas de Belém, como na caminhada de abertura, prevista para a tarde do primeiro dia do Fórum.

Considerado o principal contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que acontecerá paralelamente em Davos, na Suíça, o FSM não deverá concentrar a discussão apenas sobre a crise financeira internacional. Também estarão na ordem do dia as crises ambiental e de segurança alimentar, que justificam inclusive a escolha de uma sede amazônica para o Fórum, segundo Grzybowski.

“Por causa da crise climática, decidimos realizar o Fórum no lugar que é grande patrimônio mundial. A Amazônia está no centro desse debate e não pode ser vista como um poço de gás carbônico. Queremos mostrar que é um território humanizado, cheio de alternativas. Assim como Chico Mendes mostrou o lado social da Amazônia ao mundo, vamos expressar o socioambiental, que é o grande desafio”, apontou.

Definido como um evento apartidário e sem ligação com governos, o FSM não deixa de ser uma oportunidade política, e não será diferente em Belém, principalmente para as lideranças regionais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou a ida ao Fórum, e deve encontrar os colegas de continente Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, Fernando Lugo, do Paraguai, e a chilena Michele Bachelet.

Fonte: Agência Brasil
Share/Bookmark