Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 24 de novembro de 2007

Oração Normal

OREMOS "Começou a normalidade anormal. Adaptemo-nos. Revoltemo-nos. Oremos."
A vida é um cassino em que apenas a trapaça é justa.
A vida é tal uma criança: aprendemos conosco mesmo.
A vida é uma metáfora que juramos ser uma comparação, de tão concreta.
A vida é uma orquestra ou banda de música, que uns apenas ouvem, alguns ouvem e vêem, enquanto outros tudo sentem e o transmitem melodicamente.
A vida é uma aventura-enredo que uns nascem marcados pra tudo corrigir, outros pra tudo destruir.
Share/Bookmark

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Do popular ao populesco: Fantástico em folhetins


Para aqueles que ainda tinham alguma dúvida sobre o futuro do jornalismo impresso, basta saber que o conglomerado jornalístico do programa Fantástico deu um "passo atrás" e , para não deixar de lucrar, digo, pechinchar com o consumidor das subnotícias, isto é, das notícias inferiormente comportadas no espaço da revista eletrônica da tevê, lança agora de vez uma revista de publicação impressa trimestral.

Se você quiser saber como ficou, basta acessar ao sítio na internet do periódico
Share/Bookmark

domingo, 18 de novembro de 2007

Movimentos ambientais no Piauí estão em alta


Exemplo de manifestação em prol da oficialização do parque na Serra Vermelha

A difusão de informações sobre os impactos sofridos pelo ambiente é avassaladora: também pudera - o mundo não suporta mais a agressão ininterrupta pela humanidade. São destruídos ecossistemas inteiros na Terra - desde fontes dos minerais no subsolo, como petróleo, carvão e pedras preciosas até a homeostase atmosférica na camada de ozônio, que provoca a famigerada era do Aquecimento Global (pois até os problemas são globalizados, na contemporaneidade).

Vejamos aí como exemplo de reação muitos jornais, em nosso estado há o Correio Aguapé, a Folha Ambiental e o Grupo da Funáguas, entre outras instituições, trabalhando pela conscientização da massa popular e denúncia aos crimes contra a natureza na nossa região. Outros órgãos, mesmo que estatais, - como IBAMA, EMBRAPA e IMEPI - já têm aderido às mobilizações, por diversas vezes auxiliando com seus laudos, relatórios e pesquisas para o fomento da discussão e das ações em si.

Só o governo é que não se toca. É forçoso alertá-lo, cobrá-lo, exigi-lo nesse ponto tão chocante que é a preservação da vida em geral no planeta. Vejamos um exemplo de atitude que considero válida e proveitosa para se espelharem as OSCIPS e ONGS e voluntários na causa da preservação natural:


OAB ajuíza ação contra a União e Lula para salvar rio Parnaíba

Brasília, 30/10/2007 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou ação civil pública ambiental na Justiça Federal para que o governo federal repasse imediatamente os recursos financeiros destinados à implantação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e que garanta a adoção de todas as medidas necessárias à efetiva criação, demarcação e fiscalização do Parque - que foi oficialmente instituído em 16 de julho de 2002, mas nunca saiu do papel ou teve verbas liberadas. A ação foi ajuizada contra a União Federal, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes, tendo como litisconsorte passivo o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Assinam a ação juntamente com o Conselho Federal da OAB as Seccionais da entidade no Piauí, Tocantins, Maranhão e Bahia, Estados banhados pelo Parnaíba.

Na ação, a OAB relata a detecção de graves problemas envolvendo o Parnaíba a partir de recente expedição feita às nascentes do rio, tais como sérias agressões à Bahia Hidrográfica, ameaçando sua perenidade; queimadas para renovação de pasto; possibilidade de definhamento das águas do rio face à degradação de suas margens; pecuária extensiva e intervenção humana ilegal, problemas estes que seriam contornados a partir da criação efetiva do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. O referido parque foi instituído por decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002, mas “até a presente data não passa de uma promessa de papel, jamais tendo sido implementado na prática”.

A OAB acresceu à ação ofícios do Ibama, um deles oriundo da Diretoria de Administração e Finanças e outro recebido pelo gerente do órgão no Piauí, que informam o total de recursos destinados ao Estado para aplicação específica no Parque Nacional. Os valores ultrapassam os R$ 3 milhões – sendo mais de 1,6 milhão destinado à regularização fundiária, avaliação e demarcação da área e R$ 890,5 mil para a contratação de postos de serviços para a proteção do Parque – e demonstram a existência de recursos já destinados à criação do Parque, mas que, no entanto, não são liberados pelo governo federal. A OAB anexou também relatórios do Ibama que denunciam a existência de danos à sobrevivência da fauna e flora das nascentes do Parnaíba.

Na ação, a entidade da advocacia sustenta, ainda, a necessidade premente de revitalização da Bahia Hidrográfica do rio e requer medidas visando à paralisação urgente do uso predatório das margens do rio. “Urge a adoção de medidas necessárias e urgentes para impedir a utilização do rio como depósito de esgoto e de lixo dos centros urbanos”, afirma a OAB na ação assinada por seu presidente nacional, Cezar Britto, e pelos presidentes das Seccionais da entidade que também figuram como autoras.

Em síntese, a OAB requer, que seja concedida liminarmente a obrigação de repasse aos órgãos estaduais, sob pena de multa, dos recursos já disponíveis para a implantação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e que sejam adotadas as providências relativas à efetiva criação do Parque. Tais providências, ainda conforme a OAB, devem incluir medidas de demarcação e fiscalização da área, bem como formas de impedir a ocorrência de novos atos atentatórios ao meio ambiente.

A área total do futuro Parque Nacional é de 729,8 mil hectares, hoje guardada por apenas dois funcionários do Ibama. De suas nascentes até a foz, o Parnaíba tem 1.450 quilômetros de extensão. Nasce e desemboca no próprio nordeste e, por essa razão, é considerado o maior rio genuinamente nordestino (uma vez que o São Francisco banha Estados fora da região nordeste). A decisão de ingressar com ação na Justiça em favor do Parque foi tomada à unanimidade pelo Conselho Federal da OAB em sua última sessão, no dia 09 último, quando a matéria foi apresentada ao plenário pelo presidente da OAB-PI, Norberto Campelo, e pelo conselheiro federal da entidade pelo Estado, Marcus Vinícius Furtado Coelho.

[...]

Fonte: http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=11602


Share/Bookmark