Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Parque da Cidade: uma trilha de ecologia pela cidade verde





Texto: João Paulo Mourão
Fotos: Kadja Ravena

O Parque da Cidade fora inaugurado em 09 de maio de 1982, em terreno de propiedade do ex-prefeito de Teresina João Mendes Olímpio de Melo. O Parque sofreu uma reestruturação em maio de 1993 incorporando funções não somente de lazer, esporte e recreação, mas também educativas para o desenvolvimento de atividades culturais e de educação ambiental.

O parque dispõe de uma área de educação ambiental de 12 hectares. Há uma trilha educativa de quase 2 kilômetros de extensão, dando acesso a várias estações, para proporcionar a todos os visitantes uma melhor observação da natureza (flora, fauna e solo locais) e para o conhecimento da biodiversidade da região, viabilizando conhecimentos acerca da biologia, botânica, geologia, meteorologia, ecologia e educação ambiental.

Além disso, várias campanhas sociais (como de doação de roupas, agasalhos, calçados e colchonetes) são realizadas em parceria junto a comunidades da zona Norte de Teresina, ao Pelotão da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (CIPAMA), Grupos de Escoteiros e outros colaboradores mais. A propósito, há uma escola de educação ambiental no parque, a "Escola 15 de novembro".

O parque necessita de sua visita e de seu apoio, nossas crianças precisam aprender a preservar e conhecer nossa riqueza ecológica. Faça sua visita!
E as autoridades, principalmente as secretarias de Meio Ambiente Estadual e Municipal: vamos aproveitar e cuidar bem do nosso Parque da Cidade!

Entre os espaços do parque, podemos citar:

Tanque de Compostagem;
Tanque de skate e bicicleta;
Bosque do Rapel;
Relógio de Sol;
Horta Comunitária;
Trilha do Pomar;
Trilha do Lago Seco;
Trilha da Encosta;
Trilha da Escola;
Sede da CIPAMA;
Jardim da Seca;
Ecoreto;
Espaço Cultural-Ecológico;
Cascatão;
Quadras e Campinhos Esportivos

Entre as plantas: ipês (pau-brasil), pau-darco, aroeira, angico, acácia, cedro, jatobá, mangueira, sapucaia, coqueiro, umbuzeiro, etc. ...

Entre os animais: pássaros, borboletas, sagüis, lagartos, formigas, etc. ...

Dicas:

- Ande sempre na trilha, para evitar se perder nos obstáculos naturais;
- Evite situações de riscos e perigo de acidentes por inexperiência ou extravagância sua, procure um guia ou policial ambiental do parque;
- Não tire galhos, cascas, folhas ou frutos dos vegetais pois o interesse das árvores é também seu interesse;
- Não use nada que polua, queime, corte, rasgue ou fure evitando incidentes;
- Jogue o lixo, se houver, na lixeira apropriada ou leve seu próprio coletor de lixo doméstico, evitando assim degradação e inconvenientes desagradáveis;
Share/Bookmark