Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 25 de julho de 2009

Ivanildo Emiliano: traços e colorações ao Piauí (desenho)




fotos: Marcia Micaelle

I. EMILIANO: BREVE PERFIL DUM ÁS DO LÁPIS DE COR

Desenhista artístico colore na Central de Artesanato Mestre Dezinho

Ivanildo Emiliano Santos, artista natural de Manaus (AM), tem uma carreira bastante singular: cursou seminário dos 8 até os 18 anos de idade quando teve de sair para seguir o sonho de servir no quartel como fuzileiro paraquedista. Saiu do exercito ainda aos 18 anos (por conta de um acidente com um colega paraquedista, o qual inclusive viera a falecer) desencorajado da carreira militar e depois que fez um curso técnico de Arquitetura, viajar, trabalhar como vendedor em uma firma e até na TV Globo(RJ), somente 40 anos depois voltou a desenhar, agora sim por profissão.

Em 2000 veio ao Piauí, de modo definitivo permanecendo até os dias de hoje. O 1º contato profissional no estado do Piauí foi com o artísta plástico Manassés Cavalcanti. Começou no Espaço Saúde do Teresina Shopping. Daí para frente costuma cativar olhares e atenções de quem quer que atravesse o olhar em um dos seus quadros enquanto desenha verdadeiros retratos à mão livre, usando apenas lápis de cor comum, técnica bastante rara.

Curso de auto-retrato

Já trabalha em Teresina com auto-retrato há cerca de 9 anos, sempre no Centro Artesanal Mestre Dezinho. Em breve organizará um curso de auto-retrato, o qual será ministrado aos sábados e domingos das 9:00h as 11:00h; as incrições já se encontram abertas na sala do Prodart, 1º andar no próprio Centro Mestre Dezinho. O curso deve ter 2 meses de duração e terá teste de aptidão para escolha dos cursistas.

Informações Complementares

Nascido em Manaus (AM) ele já morou no Rio de Janeiro, em Belém, São Luís, Fortaleza, Recife e Olinda. Tem desenhos expostos no Canadá, França, Rússia, Bélgica, Itália, Alemanha; por isso mesmo com alguma experiência também herdada dos tempos de seminário, sabe falar 5 idiomas além do português: inglês, espanhol, francês, italiano e latim.

Contatos: 9974-6123 / 8863-7379. Atende de Segunda a Sábado.


Share/Bookmark

domingo, 19 de julho de 2009

Associação Arte Popular incrementa produção em Teresina






Texto e fotos: Por Marcia Micaelle
Colaboração: João Paulo Mourão

O artesão é identificado como aquele profissional que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular, é aquele que trabalha individualmente na produção de ofício manual e daí obtém sua renda. Em Teresina, existe um grupo de artesãos que nasceu em junho de 2003 pela necessidade de expor suas mercadorias. Foi fundado por 40 mulheres e com a ajuda do Superintendente da Fundação Wall Ferraz, Olavo Braz, na época.

No inicio o grupo denominava-se Grupos Variados – pelo fato de cada artesão produzir um segmento diferente – e os artesãos trabalhavam na Praça João Luís Ferreira. Depois foram para a Rua Climatizada Elizeu Martins, onde ficaram até dezembro de 2008 e passaram a se chamar Associação Arte Popular.




Hoje a Associação possui uma loja chamada Teresina Artesanato que funciona no Centro de Artesanato Mestre Dezinho e conta com 34 artesãos. A Associação têm o apoio da Semdec – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, do Sebrae, do Prodart – Programa de Artesanato do Piauí e da Fundação Wall Ferraz. Lá podem ser encontrados: bolsas, almofadas, licores, caixas para presentes, espelhos em madeira, tecelagem, biscuit, bijuterias, bonecas de pano, chaveiros, camisetas, imagens em gesso, velas, jogos de cozinha, roupas de boneca, dentre outros itens.

De acordo com a presidente da Arte Popular, Edna de Sousa, que é artesã há 30 anos, o maior objetivo da formalização da associação é o fato dos artesões serem mais reconhecidos: “Os orgãos não atendem mais o artesão individual, para facilitar tem que estar organizado”. Ela complementa dizendo que a associação traz diversos benefícios para os artesãos, como participar de cursos de reciclagem, fazer viagens culturais, expor suas mercadorias na loja e em diversas feiras, dentro e fora do Estado – além de fazer contatos.

Para participar da Associação o artesão precisa fazer uma peça para a curadoria da mesma; assim o trabalho depois de ser avaliado e aceito passa a ter todos os benefícios e deve pagar uma taxa mensal de R$ 20,00 para custear os custos da loja. Edna de Sousa também ministra cursos para quem tem vontade de se tornar um artesão. No momento ela vai inciciar um curso de Pintura em tecido de 20 a 27 de julho no Prodart, que também se localiza no Centro de Artesano Mestre Dezinho. Para maiores informações deve-se ligar para 32225772 ou 88086663.



Share/Bookmark