Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 19 de janeiro de 2008

Viagens da bijouteria Piauí afora

Piauí participa de feira internacional de artesanato
Evento acontece em Maceió até o dia 20 deste mês

Gerar mais de R$ 5 milhões em negócios para o segmento de artesanato. Esse é o objetivo da 14ª Feira Internacional de Artesanato do Nordeste, Artnor, que acontece em Alagoas, reunindo artesãos de dezenove estados brasileiros e de dezesseis países.

“O Piauí participa do evento com artesanato de quatro cidades: Parnaíba, Teresina, Pedro II e São Raimundo Nonato. Temos cestaria e trançados de Parnaíba; opalas e tecelagem de Pedro II; arte santeira, bordados e biojóias de Teresina; e a cerâmica rupestre de São Raimundo Nonato”, informa a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí no Território de Teresina, Rosa de Viterbo Cunha.

O evento acontece até o dia 20 deste mês no Centro Cultural e de Exposições de Maceió.

De acordo com Rosa, algumas tipologias de artesanato participam pela primeira vez desse evento. “Um exemplo são as opalas de Pedro II, que estão tendo uma excelente comercialização aqui na Artnor”, informa a gestora.

Durante essa semana, acontecerão rodadas de negócios, o que vai promover ainda mais a divulgação do artesanato brasileiro, como também a sua comercialização. Participam desta edição da Artnor representantes do Distrito Federal e dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ainda participam artesãos da Itália, México, Argentina, Egito, Paquistão, Tailândia, Turquia, Quênia, Índia, Síria, Bolívia, Peru, Líbano, Tunísia, Tibet e Equador.

Além da exposição, acontecem desfiles de moda e apresentação de grupos folclóricos e artísticos.

A 14ª Artnor é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae em Alagoas; Governo de Alagoas e Prefeitura Municipal de Maceió.


Serviço:
Gerência de Carteira de Projetos de Artesanato do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1305.
Gerente: Gilson Vasconcelos – (86) 8815-9487
Escritório do Sebrae em Teresina: (86) 3216-1353
Gerente: Carlos Jorge - (86) 9921-5899

Fonte:http://sebraepi.interjornal.com.br/noticia.kmf?noticia=6873742&canal=250
Share/Bookmark

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Eletronic - Tribunal de Justiça PIAUÍ

Agora é sério e verídico. O processo judicial de 2ª instância seguirá trâmite eletrônico no TJ-PI. As classes da magistratura e advocatícia têm de se reciclar, ou melhor, atualizar-se à nova tecnologia procedimental, pois o cidadão também está atento a essa novidade.

Maiores informações no Portal da Justiça do Piauí.
Share/Bookmark

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Cecilices

Para a resposta malcriada:
nananinanão
Para o dinheiro sem fruição:
nananinanão
Para o menino pedinte:
nananinanão
e para a menina mendicante:
ninanão.

E para o gestor ignorante?
Nananinanão? Sinsinsinsalabim!

Para a preguiça de fazer o certo;
para o medo de ser honesto;
para a briga [toda ela] sem sentido;
para a ganância e avareza mediocrizantes:
nananinanão!

Para a coragem de contrariar o errado;
para a vontade de punir o falso;
para a união [alguma dela] sem partido;
para a honradez e partilha realtivantes:
sinsinsinsalabim!

Nananinanão!
Sinsinsinsalabim!

Não; sim.
Talvez,
sem fim

J.P.
17/01/2008
Share/Bookmark

Alan Sampaio - Jovem Cinemartista Piauiense

Comentários sobre Alan Sampaio, sua vida e sua obra

Marcelo Evelyn:

¬ Alan teve participação no espetáculo Sinestesia em Teresina - Projeto Instantâneo do Teatro Municipal João Paulo IIº - TJPII
"Os artistas [es] tão mais à frente e o público sempre um pouco mais atrás"
Alan, apesar de sua pouca idade, teve uma produção interrompida; mas que deve ser perseguida pelos seus assistidores e críticos.
e através do Cinema - uma mídia maravilhosa; menos efêmera, em tal medida.
Trabalho autoral a ser consultado e organizado.

Depoimentos:
Ivan Sampaio, pai.
Dalson Carvalho, cineasta piauiense.

I.S.:

O filho deixara textos, pesquisas, livros, trabalhos (até mesmo a pesquisa d'uma História do Cinema em THE até certa época) entre seus documentos pessoais.

D.C.:

Pensar no como saborear uma coisa nova; que gosto tem uma coisa nunca experimentada. Não saber que gosto está-se experienciando: não saber a resposta.
Sinestesia da obra cinematográfica.

O universo do nunca visto, do nunca sentido, o medo do novo.

1. Alguns são assim;
2. O Cine Rex e Nós;
3. O homem sem uma CÂMERA;
4. [outro do colega Dalson Carvalho que não sei o nome, nem anotei, nem lembro, nem me pergunte... mas era sobre a perseguição do ser em seu íntimo, com muitos hippies, um cara nu em pelo num supermercado e fotogramas bem coloridos e psicotécnicos]

#- Algumas Coisas -#

Pessoas que apareceram no decorrer do filme o Cine Rex e Nós, com depoimentos:
= David Cortellazzi, empresário e cinéfilo do extinto Cine Rex, um homem tão importante quanto Walter Alencar e desconhecido em minha laica opinião à toa...
= Ademilton Moreira, ator e cinéfilo [eu o vi trabalhando na bilheteria do Teatro 4 de setembro num show que fora lá recentemente...]
Share/Bookmark

domingo, 13 de janeiro de 2008

Piauí reúne Comitê de Direitos Humanos

Direitos Humanos é destaque na UFPI

Projeto “Educar para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos” faz encontro na UFPI

Esta ação conjunta é denominada Programa Educação em Direitos Humanos e objetiva oferecer condições para o fortalecimento institucional dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos e a capacitação dos (as) educadores (as) e gestores (as) da Educação Básica em educação em direitos humanos, as lideranças da sociedade civil e os membros do CEEDH - PI.

Acadêmicos, representantes de movimentos sociais, professores e profissionais da educação são convidados para participar de uma reunião a realizar-se no dia 15/01/2008 no Auditório Salomé Cabral do Centro de Ciências da Educação no Campus da Ininga, no horário de 09 as 11h na qual será atendida a seguinte pauta:

1. Apresentação do Relatório da Primeira Etapa do Projeto de Extensão “Educar para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos”;
2. Apresentação da Segunda Etapa do Projeto de Extensão “Educar para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos” que será executada em 2008;
3. Apresentação da proposta do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos que será oferecido pela UFPI;
4. Discussão da situação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí no que se refere à aprovação do regimento, eleição da coordenação, representação e outras questões de ordem administrativa;
5. Discussão da primeira versão da Programação do III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos e do I Encontro Norte e Nordeste de Comitês de Educação em Direitos Humanos a realizar-se em Teresina em junho/2008;
6. Entrega de Prêmio Heróis do Jenipapo a pessoas envolvidas com projetos e ações que tratam da Educação em Direitos Humanos e como reconhecimento ao apoio prestado Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos;

Atualmente a Coordenação do Projeto e do CEEDH – PI está localizada no Prédio Anexo da Pró-Reitoria de Extensão Sala, próximo ao LAPETRO e ao Hospital Universitário no Campus da Ininga.


O Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos que será oferecido como contrapartida da UFPI é uma iniciativa dos professores que diferente da prática não será cobrado taxa para os alunos e os professores não receberão pro labore e assim como as Coordenações Executiva e Adjunta.

OBJETIVOS
• Fortalecer programas de educação para o respeito aos Direitos Humanos nas escolas, organizações governamentais e não governamentais universidade e órgãos públicos;
• Reforçar a conscientização e aprofundar a reflexão numa compreensão histórico-crítica dos Direitos Humanos;
• Promover uma prática educativa comprometida com a Cidadania Democrática e com os Direitos Humanos;
• Qualificar, em nível de pós-graduação, profissionais e operadores sociais engajados na luta pelos Direitos Humanos;
• Estimular o estudo, a pesquisa e o ensino que tenham como tema central a educação em Direitos Humanos;
• Capacitar acerca de um efetivo conhecimento sobre os conceitos de Democracia, Cidadania, Direitos Humanos e Cultura de Paz;
• Promover a análise e a reflexão acerca da reconstrução da democracia a partir de uma transformação ético-política da realidade.

PÚBLICO ALVO

Portadores de graduação plena engajados em órgãos, entidades ou movimentos de luta pelos direitos humanos e que façam parte do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí.

É nesse contexto que se insere a segunda etapa do Projeto educar para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos, procurando atender às metas e diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos lançado pelo Governo Federal em 1996 e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. O Projeto tem o objetivo de difundir uma cultura de cidadania, de tolerância e de respeito aos Direitos Humanos, cultura esta indispensável para a promoção do desenvolvimento sócio-econômico, bem como para a superação de sua história de desigualdades e injustiças.

Academicamente, além de proporcionar articulação entre ensino, pesquisa e extensão, esse projeto mostra-se favorável uma abordagem interdisciplinar através da colaboração entre os professores de Departamentos e Centros diversificados, abrindo um novo campo de pesquisa e um novo eixo articulador da produção acadêmica.

Outra meta importante e viável é tornar visível à sociedade uma parceria entre organizações governamentais e não governamentais na realização de um trabalho colaborativo que tem a Educação em Direitos Humanos como eixo integrador. Esta construção de alianças poderá ser a resposta que a comunidade piauiense espera como uma alternativa para a luta contra as violações aos Direitos Humanos.

Educar para os direitos humanos significa estabelecer um compromisso afetivo, cívico, ético, intelectual e de paixão pela vida humana onde a luta pela exibilidade dos direitos humanos é uma constante diante da situação em que se encontra a humanidade.

por João Paulo Mourão, on-line

Share/Bookmark