Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 21 de junho de 2008

Blogues ganham status jornalístico no Piauí

Finalmente!
Digo isto pois pela primeira vez tive conhecimento de um jornalista profissional da área, de batente e de diploma, fazendo weblogagem num molde realmente "pra internauta clicar", não com informações pré-vendidas, ao bel-saber de tod@s [preciso citar nomes, empresas?].

http://www.humbertocoelho.com.br/

Vamos acessar para saber...

E vamos torcer para que persista neste ramo da comunicação tão competitivo e não se venda também, né...
Share/Bookmark

terça-feira, 17 de junho de 2008

Voluntariado e qualificação profissional - um relise de ações coletivas e estatais

Regulamento do prêmio "As melhores Empresas para estagiar"

I. Da instituição do prêmio:

• O Prêmio “As Melhores Empresas para Estagiar” é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa- Escola - CIEE, em parceria com o IBOPE Inteligencia e com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Sao Paulo - ABRH-SP, para distinguir e reconhecer as organizações que investem na formação e no treinamento de jovens profissionais, colaborando para a sua efetiva inserção no mercado de trabalho.

II. Dos objetivos:
• O Prêmio é o resultado de uma pesquisa que tem por objetivo estabelecer um ranking das organizações que oferecem as melhores condições de realização de estágio de estudantes, conforme a opinião dos próprios estagiários. Tem também o objetivo de promover a troca de experiencias positivas e inovadoras sobre a gestao de Programas de Estágio de Estudantes.

III. Da abrangência:
• O Prêmio “As Melhores Empresas para Estagiar”, em sua 3a edição, terá sua abrangência restrita as organizações estabelecidas no Estado de Sao Paulo.

IV. Das condições para participar:
• Para concorrer a premiação estao aptas a participar quaisquer organizações públicas, privadas ou de economia mista que mantenham Programas de Estágio com 15 (quinze) ou mais estagiários contratados, administrados ou nao em parceria com o CIEE.

V. Das inscrições:
• As organizações interessadas em participar poderão efetuar sua inscrição gratuitamente, no período de 17/04 a 11/07/2008, até as 24h, exclusivamente via Internet, nos sites do CIEE (www.ciee.org.br), do IBOPE Inteligencia (www.ibope.com.br) ou da ABRHSP (www.abrhsp.org.br), onde haverá o link para o site “As Melhores Empresas para Estagiar” (www.melhorestagio.ibope.com.br).
• A inscrição pressupõe, por parte da organização, a concordância e aceitação das normas e condições constantes deste regulamento e o seu nao cumprimento tornará nula sua participação. A inscrição somente será validada a partir do preenchimento completo da respectiva ficha, que inclui dados cadastrais, logomarca, perfil da
organização, perfil do programa de estágio oferecido e relação completa dos estagiários.

VI. Do processo de avaliação
• As organizações inscritas serao avaliadas pelos seus estagiários, de acordo com dados coletados em formulário eletrônico específico. Nas organizações que tenham até 50 estagiários, todos serao selecionados para participar da pesquisa. Para as organizações que possuírem uma quantidade superior a 50 estagiários, o IBOPE Inteligencia selecionará, aleatoriamente, 50 deles para participarem.
• As informações solicitadas aos estagiários estarao divididas em 3 (tres) blocos, sendo que o:
1o bloco destina-se a traçãr o perfil geral dos estagiários e do estágio oferecido;
2o bloco destina-se a avaliar o programa de estágio;
3o bloco destina-se a identificar a atitude do estudante frente ao estágio, independente do local ou organização onde é realizado.
• Para essa coleta de dados, cada uma das organizações inscritas receberá, via Sedex, envelopes lacrados (carta-convite) nominais aos estagiários, contendo instruções e senha para acesso ao instrumento de avaliação do Programa de Estágio. Esse instrumento estará disponível exclusivamente on-line e os estagiários poderao preenche-lo, acessando-o por meio de terminais disponibilizados pela organização, em suas residências ou suas instituição de ensino ou outro local que possua equipamento com acesso a Internet.

VII. Do período de avaliação pelos estagiários:
• As organizações participantes terao o prazo das 8h de 04/08 até as 24h do dia 05/09/2008 para que seus estagiários preencham o instrumento de avaliação dos seus Programas de Estágio.

VIII. Da apuração dos resultados:
• A avaliação do programa de estágio será feita por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, composto por frases afirmativas, abrangendo diferentes atributos característicos de um bom programa de estágio e de uma avaliação geral do programa de estágio. Cada uma das frases “1” significa que o estagiário “discorda totalmente” da frase afirmativa e a escala “10” significa que o estagiário “concorda totalmente” com a frase. O estagiário assinalará uma das escalas entre “1” e “10”, que corresponda a opiniao dele sobre o estágio que está realizando.
• O critério de classificação será a média da avaliação geral do programa de estágio. Em caso de empate, valerá a média das avaliações em todos os atributos. Persistindo o empate, a classificação será pelo maior índice top two box (soma das escalas 9 e 10) referente a avaliação geral do programa de estágio.
• Todo o processamento dos dados e a emissao dos resultados estarao a cargo do IBOPE Inteligencia.

IX. Da validação dos resultados:
• Para que o resultado de uma organização seja considerado válido, as duas condições abaixo devem ser satisfeitas simultaneamente: no mínimo, 15 estagiários terem preenchido completamente o instrumento de avaliação do Programa de Estágio; no mínimo, 75% dos estagiários selecionados terem preenchido completamente o instrumento de avaliação do Programa de Estágio.
• Se o número absoluto correspondente a 75% for um número nao inteiro, o mínimo será o menor número inteiro superior a 75%.
• Os estagiários respondentes das organizações que obtiverem os melhores índices de avaliação serao contatados, por telefone, pelos promotores da pesquisa. Esse contato será realizado por amostragem e tem a finalidade de legitimar que o instrumento de avaliação do Programa de Estágio foi, efetivamente, preenchido pelos estagiários.
• As organizações que obtiverem os melhores índices de avaliação serao visitadas para verificação, in loco, das informações fornecidas nos instrumentos de avaliação, com as efetivas condições de realização de estágio de estudantes praticadas no dia-a-dia da organização. Também faz parte dessas visitas a realização de entrevistas com os estagiários e com os gestores do Programa de Estágio. Essas visitas serao agendadas previamente, em comum acordo com o coordenador interno da pesquisa, e a constatação de divergencias entre as informações fornecidas com as práticas adotadas na gestao do programa de estágio se constitui em motivo para desclassificação da organização.

X. Da divulgação dos resultados
• A divulgação do ranking das melhores empresas para estagiar, com a entrega de troféus pelo CIEE, IBOPE Inteligencia e ABRH-SP, ocorrerá no dia 28/11/2008, em solenidade de premiação, a ser realizada no Espaçõ Sociocultural - Teatro CIEE. O ranking compreenderá as 50 organizações que atingirem os melhores índices de avaliação, em ordem alfabética, sendo que as 10 organizações que atingiram as médias mais altas receberao a classificação de 1a a 10a colocação.
• Todas as organizações participantes, que tenham seus dados validados conforme item IX deste regulamento, receberao posteriormente, via correio, a síntese da avaliação do seu Programa de Estágio (médias em escalas de concordância de 1 a 10) referente a avaliação dos seus estagiários. Para que as organizações possam comparar sua posição em relação as demais organizações participantes e, se necessário, promover ajustes em seu programa de estágio, essa síntese também contemplará as médias das 10 organizações que atingiram as médias mais altas, e as médias das 50 organizações que atingirem os melhores índices de avaliação.
• O CIEE, o IBOPE Inteligencia e a ABRH-SP promoverão ampla divulgação do Prêmio e dos resultados da pesquisa “As Melhores Empresas para Estagiar” em todos os veículos de comunicação ao seu alcance, em suas diferentes fases de realização, bem como do ranking das organizações que reunirem as melhores condições de realização de estágio de estudantes.
• Os estudos resultantes da pesquisa serao publicados na íntegra ou em parte e poderao ser mantidos em seus sites ou em páginas na Internet sob sua responsabilidade, por tempo indeterminado.

XI. Disposições finais
• O ato da inscrição pela organização implica, para todos os efeitos: sua expressa aceitação do presente regulamento; sua responsabilização pela veracidade das informações fornecidas, em qualquer tempo, aos promotores do Prêmio “As Melhores Empresas para Estagiar”; a expressa autorização para a publicação do nome, logomarca e imagens da organização, nas mídias relacionadas exclusivamente a promoção do Prêmio nesta e nas próximas edições.
• O FAQ, disponibilizado no site dos promotores do Prêmio, complementa o presente regulamento.
• As situações nao previstas neste Regulamento serao julgadas pelos organizadores do Prêmio e suas decisões serao soberanas, sendo vetada a interposição de recursos. Esclarecimentos poderao ser solicitados pelo e-mail melhorestagio@ciee.org.br.

Juventude Cidadã promove ação voluntária dia 28

Em todo o Piauí 5 mil jovens participantes do projeto Juventude Cidadã, farão serviços voluntários á população de 20 municípios

No dia 28 de junho, acontece a primeira ação voluntária do Projeto Juventude Cidadã, desenvolvido no Piauí pela Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). Durante todo dia, nos 20 municípios envolvidos no projeto, serão prestados serviços gratuitos que ficam a critério de escolha da região. Em Teresina os trabalhos estarão centrados no combate a Dengue, nos bairros, Renascença, Poty Velho, Usina Santana, Lorival Parente, Nova Brasília, Memorare, Pedra Mole, Água Mineral e no bairro Dirceu I, onde se encontra 50% dos 1.190 jovens participantes do projeto Juventude Cidadã na capital.

A realização do evento é parte integrante do desenvolvimento do projeto em todo o estado, visando à qualificação profissional, a promoção da cidadania e o incentivo a ação voluntária. “Queremos com esse evento promover o aprendizado e conscientização do jovem para a necessidade de também se fazer o serviço voluntário, despertar nele o espírito de solidariedade, que faz parte da formação cidadã”, afirma a coordenadora do Projeto, Lélia Eulálio.

Durante todo o dia, os jovens farão a parte educativa com entrega de panfletos com informações e cuidados que devem ser tomados com a dengue, coleta de lixo em terrenos baldios e visita as casas. Também serão instalados postos de atendimento com profissionais da saúde, para medição de pressão, exames de sangue, e outros serviços.

Projeto Juventude Cidadã - É resultado de um convênio entre o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Nacional de Políticas Públicas de Emprego, e a Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo. Tem como objetivo dar oportunidades de inclusão social, através da estruturação e organização de ações de qualificação profissional, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens piauienses.

Municípios beneficiados: Teresina, União, Regeneração, Parnaíba, Luís Correia, Piripiri, Pedro II, Esperantina, Campo Maior, Castelo do Piauí, Picos, Paulistana, Fronteiras, Oeiras, Valença, Floriano, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Bom Jesus.


---------------------------------------------------------------------------------
Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo - Setre
Assessoria de Comunicação
Rosa Rocha - DRT: 1.387/PI
Contatos: (86) 3222- 8687
9993- 2503

imprensa@setre.pi.gov.br


Share/Bookmark

domingo, 15 de junho de 2008

Juventude badalada na XIII Caminhada da Fraternidade

Passando hoje pela manhã perto da Av. Universitária mirei muitas pessoas trajadas na caravana católica arquidiocesana, conhecida por publicidade pelo singelo nome de Caminhada da Fraternidade. Percebi que no verso das camisetas do kit participação comprado a R$ 12, haviam emblemas e logomarcas de muitas instituições, estatais, públicas, privadas, sociais, OG's e ONG's. Se eu fosse citar cada uma delas, faltaria sincronia nos dedos para tantas abreviaturas e siglas!

Percebo que, quando se trata de ir a missa, celebrações formais muitos não dão o braço a torcer - ou a perna a esticar, no caso - mas quando se propõe cultos alternativos, com aglomerações e viés festivo, pessoas e pessoas, gentes e gentes se manifestam, saem das brenhas, entocas e cafundós.

Bem, minha intenção aqui é marcar o quão forte e focadamente tem trabalhado a turma organizadora na arquidiocese de Teresina, em especial aquela da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, capitolizada pelo pe. Tony Batista no sentido de revitalizar a militância pela renovação carismática - Encontro de Jovens com Cristo, para citar um exemplinho.

O fiel idoso e adulto, amadurecido que é, não muda mais suas convicções professadas já há certa margem de tempo; mas o segmento juvenil, que ainda transita em vários credos, crendices ou instabilidades espirituais é apresentado como alvo, ponto-chave nesta via que é a vocação religiosa, o dom para a fé.

No embalar da letra titular de música do ministro Gilberto Gil, [Anda com fé eu vou, que a fé não costuma falhar] ministro este que recentemente esteve aqui em THE, muitos cristãos novos ou novos cristãos foram encaminhados para entender a "senda do Senhor", mas sintamos aí uma notável diferença de estratégia: porque este sujeito atual é muito mais eclético, ecumênico e bem mais seletivo nas suas perspectivas e hábitos; então, precisa ser uma escolha bem melhor conscienciada e meditada.

Ao mesmo tempo é algo a deixar surpreso e pensativo o mais fervoroso ateu que o seja levar perto de 7 dezenas de milhares de pessoas a passear numa manhã de domingo em nossas planejadas avenidas...

E digo mais: quantos politicantes deram um rolezinho por lá hoje; ah, mas quantos!!!
Mas ai deles, pois em verdade nos dissera o filho do homem: "não julgueis, para que não sejais vós também julgados" e " o sol nascerá sobre justos e injustos".

Share/Bookmark