Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Sobre a Promulgação da CF/1988

Dos púlpitos para as estantes

A quase duas décadas atrás [ironicamente mesmo lapso temporal de ditatorialismo no país: 1964-1984] era empunhado por Ulysses Guimarães no Congresso Nacional um livrinho de capa verde-amarela-azul e branca nomeado "Constituição da República Federativa do Brasil", apelidado de CF/1988 pelos professores de Direito e Juris-discentes.

Naquele opúsculo tratar-se-ia de princípios, programas e - em especial - do ordenamento jurídico pátrio, de forma simplificada e completa para quaisquer brasileiros alfabetizados acessassem e consultassem nos seus momentos de cidadania cotidianos.

Muito do sentido, ímpeto ou finalidade emanadas pelas letras, números e simbologias daquela ocasião se perderam do povo no tempo, no espaço, no breu dos políticos sadios defenestrados, expulsos ou renegados daquela época, daquele estado.

O Jornal do Brasil, todavia, nos lembra pela jornalista Ana Paula Amorim que a imprensa está provando que, sim, realmente houve aquele ato, publicando em sua página gráfica do jornal uma reminiscência à respeito, como a que dizer: "vocês lembram ou esqueceram disso, brasileiros?"
Share/Bookmark

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Sobe a Record e cai Globo



Como bem diz Paulo Henrique Amorim: a tv do plim-plim sentiu coceiras e deve estar com alergia até hoje depois do que pronunciou-se sobre "liberdade de informação" no Brasil.
Uma rede noticiosa aberta e gratuita de teledifusão como se propõe ser a Record News pegou de surpresa a vivaldina monopolista do meio televisivo, iludida com o lucro fácil e exclusividade restrita do seu Globo News, fechado e pago [caro, muito caro, meus caros!].
Rixas pessoais ou disputas político-econômicas à parte, o púlpito de Edir Macêdo nunca esteve em seus dias tão glorioso e resplandecente na "paz do senhor Jesus": com a presença do presidente da República no lançamento do novo canal, Boni e Ali Kamel devem ter levado um choque ao instante do acionamento do botão vermelho que iniciara as transmissões.
Mas, como diz o brocardo: quem não tem Record News, caça com Globo Notícia...
Até quando hein?
Vivamos e vejamos...
Sintonize através desta página
Share/Bookmark

terça-feira, 2 de outubro de 2007

E a educação superior pública, hein?

As manobras deletérias às Instituições Ensino Supeiror seguem atormentando estudantes e professores: uma delas é o REUNI conforme assinalado pela docente da UFPI Edna Nascimento; uma outra é a Privatização dos Hospitais-escola consoante o exposto pela repórter Flávia Rocha.

Alguém aí avisa pro webmaster e atualizadores do site do MEC que nem na página da Secretaria de Educação Superior não há nada informativo sobre esses assuntos... e digo assim porque é o único canal aparentemente direto pelo qual o estudante ou docente chegaria mais próximo dos gestores da "Reforma" na Educação Superior Brasileira.

Aliás, na página referente a hospitais universitários ninguém explica nada sobre a utilização destes por redes particulares: seja de suposto ensino, seja de suposto atendimento clínico, laboratorial ou ambulatorial.

Quem souber o que está acontecendo em termos de promoção do ensino, pesquisa, extensão e formação profissional de âmbito público me comunique, que por enquanto nem sequer me lembro o que seria isto.
Share/Bookmark

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A "batalha" pelos canais



Em todas as faculdades de comunicação e emissoras de rádioteledifusão públicas há um assunto de ordem no momento: termina o prazo legal à renovação de concessões nos canais abertos dessas mídias. Diversas entidades em todo o país estarão se manifestando a respeito disso...é bom conferir pois isso repercute no direito à liberdade de expressão e comunicação, além da ampla informação livre e gratuita de qualidade prioritária: tanto mais agora nesta "cinza das horas" para o ativismo político nacional.

Desde 2006 o governo propõe uma rearticulação desse processo de re-concessões. Basta ver o que dizia a Folha de São Paulo sobre isto.
Maiores detalhes sobre o que está acontecendo você descobre aqui

Share/Bookmark