Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Oz Piradinhoz



Para quem gosta de se divertir e leva a maior fé, taí a pedida!
Share/Bookmark

domingo, 27 de setembro de 2009

Pão vosso de cada noite (ficção real-simbólica)

Pão vosso de cada noite

Lembrei-me da historinha do pão enchombrado no copo de café com leite, de seu feitio de senhor estivador num porto do Poty Novo, seu gesto de limpar o canto da boca com o braço salgado de suar e suor do trabalho do dia; sua mania típica de espreitar e paquerar com a garçonete filha do dono da bodega e de como ela sempre dava um jeitinho de se esquivar, de virar a cara e limpar no avental as mãos sujas do dinheiro sujo de estivadores, barqueiros e pescadores daquela orla de cais, a cidade crescendo com as embarcações gringas aportando a todo momento, sem ver nem pra quê, um contêiner com montes de grãos de outras terras e recarregando com nossos gêneros tropicais da Linha do Equador, vez por outra um marinheiro de muitas medalhas e penduricalhos – na verdade comandante – a va gar pelos festivos prostíbulos de beirada do Velho Monge, baloiçando as ancas e as tetas das jovenzinhas devassas entre uma ancoragem qualquer, para manter a virilidade em boa forma.

As donas dos cabarés a coçar as xanas, tendo em vista o lucro obtido – em pleno delírio de gozo e ganância. Em breve outros militares, profissionais liberais, bancários, empresários, clérigos (ora pois sim!), chefes de governo e jovens filhos da elite continuariam a tradição. E de manhã cedo, após a madrugada exaustiva de fornicagens, um café com leite e pão para recobrar o vigor, tomar tino e sair de lá.

(***)

Hoje é a Beth Cuscuz, raparigal igual não há: putas famosas, capas de revista e site, quengas de novela ou de filme, porno-estrelas exuberantes de todo o país. E o que mudou? (Tirando o valor do programa) Quase que nada; somente o café com leite e pão que agregaram o cuscuz e agora vêm da cozinheira, pois a prostituta tem mais o que fazer...

(João Paulo Santos Mourão - 23/06/2008)


Share/Bookmark