Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 15 de março de 2008

Invocatórias Humanas


Não é vestindo uma camisa que se torna alguém militante. Não está no empunhar de uma bandeira a fórmula cabal para [solver] uma crise. Não somos apenas pessoas pelos mesmos motivos políticos de antanho; é algo bem mais sólido esse ímpeto que nos governa o ânimo para a vida, que nos faz bradar palavras e exprimir gestos numa inconstância entre razões, sentidos, emoções e palpites. Mas muitos gritos, choros, vivas e risos aconteceram, acontecem e acontecerão até que cheguemos ao próximo momento e, por obra do destino - cujo teor podemos compor e cuja trajetória hemos de alterar sempre que se faça mister assim - as cousas menos prováveis, ah, elas aparecem e nos causam visagens interessantes.

Até o mais imbecil dos idiotas tem sabedoria bastante para entender que a nossa passagem por este mundo vale muito mais de que qualquer estranha pobreza de espírito; quem transfigura o amor, a paz, a harmonia, a verdade em injustezas, medos, torturas e dores são na realidade os perdidos, os néscios e os inconvenientes à nossa profusão de liberdades, dimensionamento de igualdades e procedimento de fraternidades, pois somos todos uma grande manada querendo ser rebanho, [mas] para no fim ser plêiade.

Meditamos e aplicamos nossos conhecimentos, mesmo sem siglas ou crachás, a todo instante, a cada sinal ou vocábulo explícito, o grupo nos cerca e nos tem em consideração, se assaz educados e ativistas realmente nos fizermos. Todo fato tem seu mentor ou sua geratriz, sua gênese: nossa compulsão se torna correta ou errada à medida em que escolhemos líderes, posturas ou atitudes.

A participação e intervenção sociais se comungam nesse construir de vias instrumentais, de geração a geração. Portanto, não queremos é nos apegar aos erros do que já se fôra, nem nas dúvidas do que não se sabe ao certo como foi; irremediável movimento é de colher as vitórias, assumir os fracassos e projetar(-se) em possibilidades acreditáveis e acompanháveis pelos compatriotas, conterrâneos e consentâneos a nós, posto sermos seres políticos e econômicos, em essência, ciência e transcendência.

Esta a lição a qual nos é dada e a que nos podemos responsabilizar!

THE-PI ~março/2008

p.s.: Por favor, perdoem os termos tríplices reiterados, mas é da minha natureza lingüística usual!

Share/Bookmark

terça-feira, 11 de março de 2008

Coisas do Além mund[anism]o



Psicógrafo:

(Do grego - psiké, borboleta, alma, e - graphô, escrevo.) - Aquele que faz psicografia; médium escrevente.

Psicografia:

Escrita dos Espíritos pela mão de um médium.


Mensagem psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, de trás para diante, no idioma inglês, na sede da União Espírita Mineira, em 04 de abril de 1937.

“My dear and generous friends of the fraternity’s doctrine.
Good health and peace in God, our Father!
Let us learn the life in the love’s law, from the instructions of Jesus Christ; Except this work almost always in the earthly world represent the struggle and studies of the vanity and from the darkness of the little men’s science.

Your brother,

Emmanuel”

“Toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança”.
“Eu creio que se nós, como povo, fôssemos educados para a tolerância recíproca, para o respeito à autoridade, para o trabalho persistente, sem conflitos entre empresários e trabalhadores, se nós todos nos uníssemos para compreender as necessidades desses valores espirituais na vida de cada um ou de cada grupo social, nós teríamos um país extremamente venturoso.”
Chico Xavier/Emmanuel

“O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte.”
“Todas as nossas figurações mentais, o conjunto de nossas lembranças, as nossas alegrias íntimas e os nossos ressentimentos, as nossas dores, as nossas aspirações, elas formam o conjunto do clima em que a nossa desencarnação se verificará.”
Chico Xavier/Emmanuel

“Berço e túmulo são simples marcos de uma condição para outra.”
“Somos responsáveis por nossa tragédia e por nossa glória.”
Chico Xavier/Emmanuel


Entre vezes e outras parece até que nos sentimos assim;

temos muito a aprender ainda...

e sempre.


Share/Bookmark