Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Piauienses na capital federal


Piauienses comemoram o Dia do Piauí em Brasília e o governador Wellington Dias recebe título de cidadão brasiliense.

O governo do Piauí comemora dia 21 (terça-feira) no SESC/Ceilândia os 186 anos de Adesão do Estado à Independência do Brasil. Na ocasião, o governador Wellington Dias presidirá a Sessão solene em que serão entregues medalhas da Ordem do Mérito Renascença, a mais alta e mais importante condecoração instituída pelo Governo do Estado. Na oportunidade, o Governador do Piauí será agraciado com o título de Cidadão Honorário do Distrito Federal, homenagem concedida às pessoas ilustres que, de alguma forma, colaboram para o desenvolvimento da Capital Federal. O título será entregue pelo Governador José Roberto Arruda.

A outorga marca a sanção do projeto de lei que oficializa a inclusão do evento “O Piauí é aqui, no coração do Brasil” no calendário turístico do Distrito Federal. A programação terá início às 17 horas e dentre as atrações estão confirmadas as presenças de sanfoneiros e artistas populares, mostra de arte e cultura piauienses, shows, teatro, comidas e bebidas típicas do Piauí. Ministros de Estado, senadores, deputados federais, corpo diplomático já confirmaram presenças.

Uma vasta programação será realizada também em Teresina a partir do dia 16, com a apresentação da peça “A Batalha do Jenipapo”, episódio corrido a 13 de março de 1823, fundamental para a consolidação da Independência do Brasil. A programação se estenderá também a Parnaíba onde ocorreu a Adesão do Piauí a 19 de outubro de 1822.

O projeto “O Piauí é aqui, no coração do Brasil” é uma iniciativa do Governo do Piauí em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que reúne entidades representativas do Estado do Piauí no DF, cidadãos piauienses e sociedade civil de Brasília.

Segundo dados do IBGE de 2004, 21% da população da Capital Federal é composta por piauienses, num total de 400mil pessoas. “O Piauí é aqui, no coração do Brasil” objetiva homenagear os cidadãos piauienses preservando as manifestações populares, promovendo a interação da sociedade e colaborando para o desenvolvimento social e econômico da Capital. Centenas de piauienses contribuíram para a construção de Brasília vindos das mais diversas regiões de Estado.


fonte: SURPI


Share/Bookmark

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Semana Arnaldo Jabor de Cinema



SEMANA ARNALDO JABOR”

27/10(SEG) – OPINIÃO PÚBLICA – Documentário 115 min. (Brasil) 1967

28/10(TER) – PINDORAMA – Drama 102 min. (Brasil)1970

29/10(QUA) – TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA – Drama 107 minutos (Brasil) 1973

30/10(QUI) – O CASAMENTO – Drama 96min. (Brasil) 1975

Local: Sala de vídeo da Casa da Cultura, a partir das 18h30


Share/Bookmark