Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quinta-feira, 29 de março de 2012

O Escritor, o Livro e a Livraria do Futuro




Após passar por meu caminho habitual pela biblioteca universitária, cheguei à Livraria da UFPI (Monsenhor Melo) e lá encontrei meu colega de "dois dedos de prosa" empertigado com seu ofício de elaborar coletâneas de aforismos e máximas da sabedoria dos escritores piauienses, principalmente.
Como era oportuno, comentei com ele sobre umas novidades a que tivera acesso no campo da biblioteconomia. E o que mais me surpreendera era sobre a história de tal ciência organizacional do conhecimento: das pinturas rupestres, passando por placas de argila, tipos ideogramáticos orientais, papiros, até os manuscritos dos copistas, a (im)prensa gutemberguiana, as brochuras medievais com iconografias, as enciclopédias e coletâneas modernas, os tomos e volumes, e livros, e capítulos, e parágrafos, e linhas, e palavras hodiernas.
Então lhe falei que, na Universidade de São Paulo, já fazem mais de 30 anos da implantação de um sistema integrado de bibliotecas daquela briosa universidade brasileira, de modo que - hoje - um aluno pode ter acesso a qualquer título (livro, revista científica, periódico, etc.) de forma digital, através de pontos de consulta com acesso à intranet (rede interna de dados, local) ou mesmo de seu netbook, celular, tablet... com acesso à internet (rede externa de dados, mundial).
Houve e há por parte dos biblioteconomistas brasileiros dos mais diversos setores do conhecimento um esforço sobre humano para digitalizar seus acervos, principalmente obras raras, as quais têm risco de decomposição de seus acervos, principalmente obras antigas raras, as quais têm risco de depreciação ou comprometimento de conteúdo devido às intempéries. E com o acessar disponível, aparecem as bibliotecas virtuais globo afora.
O que há de mais importante nesse processo diz respeito ao escritor e à livraria do futuro: os livros de hoje serão meros catálogos para consulta antes da compra do material digital. Logo, as livrarias serão compostas de monitores ou projetores de hologramas com toda a listagem de seu acervo digital em convivência com os tradicionais expositores, prateleiras com os atuais livros e revistas em papel, plástico,... como já é.
Não é radicalizar a ponto de dizermos que as bibliotecas e livrarias de hoje serão sebos ou museus amanhã! Contudo, é preciso sermos realistas e compreendermos que a evolução torna-se inarredável, inevitável: o conhecimento, o saber da humanidade vai circular em novas plataformas; daqui há pouco, nossos jovens e adolescentes serão responsáveis por uma acessibilidade, uma usabilidade e uma operatividade do sistema cultural e intelectual cada vez mais versátil.
A educação à distância, com tutores-professores virtuais, e-books (ou e-livros, em português), provas via computador, além de aulas via web conferência e plataforma multimídia já nos sinalizam para o que devemos presenciar brevemente. O jornalismo colaborativo, com notícias de todo tipo em real time (tempo real), a comunicação colaborativa e a troca de dados e informações via redes sociais na internet, enfim, o ao vivo de verdade mesmo: isso é um estágio de transição entre uma e outra geração - sem grandes choques ou conflitos ideológicos -, até porque a mania é se reciclar!
Os núcleos e centros de pesquisa de excelência interagem velozmente, as descobertas e as inovações não demoram tanto a surtir efeitos por causa das novas tecnologias; e tudo começa lá: na biblioteconomia.
Portanto, para ser sucinto: aprender a reaprender, em tempos e lugares cosmopolitas proporcionados pelo instantâneo acesso ao saber universal, ao conhecimento de ponta e altas habilidades (aliadas a inteligência artificial) são o prenúncio do futuro - seja ele escrito ou não - e da vida, em todos os sentidos.
Vamos ler o mundo com novos olhos, ouvidos e tato também.

João Paulo Santos Mourão (graduando em Comunicação Social – Jornalismo/UFPI)



22/03/2012

Share/Bookmark