Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 25 de abril de 2009

1ª Conferência Estadual de Comunicação do Piauí - Informes

Reunião
22/05/2009
Auditório SINTTEL

Pontos de pauta:
Decreto Governamental para Conferência Nacional - Brasília-DF Brasil;
Decreto Governamental para Conferência Estadual - Piauí;
Elaboração de Texto-base para as Conferências Estadual e Nacional;
Regimento Interno da Conferência Estadual do Piauí.

Indicações de forças-tarefas para divulgação:
Marca e Identidade Visual - responsável p/ elaboração -> Agência Jr. INOVE (CEUT)
Site oficial - responsável p/ elaboração -> Agência de Webjornalismo (FSA)

Entidades convidadas para compor Grupo de Trabalho Estadual para Conferência de Comunicação do Piauí ( GT - Comunicação PI):
  • SINDJOR
  • SINDIRÁDIO
  • SINTTEL
  • ABRAÇO
  • AMARC
  • ARCEPI
  • APIERT
  • ENECOS
  • Escolas de Comunicação (UFPI, UESPI, FSA, CEUT, AESPI, R.SÁ)
  • Coordenação de Políticas Públicas de Comunicação CCOM PI
  • Empresas de Comunicação PI
A princípio foi concedido o microfone às pessoas presentes as quais se apresentaram, disseram quem eram, a que instituição pertenciam, etc. como é de praxe em reuniões desse tipo.

A seguir fora distribuído e apresentado o modelo do decreto governamental de convocação dos trabalhos para a dita CONFECOM PI cujo entendimento serve de texto-base para o que vai ser elaborado para as Conferências Estadual e Nacional, em termos de recomendações básicas.

Depois foi lido o esboço de regimento interno da Conferência Estadual, o qual fora debatido entre os presentes, especialmente no tocante a locais de realização de Conferências Territoriais preparatórias à etapa Estadual e também quanto à representatividade dos diversos segmentos de comunicação do Piauí para a Conferência Nacional (critérios de escolha de delegados).


Próx. Reunião:
05/05/2009
Auditório SINTTEL
Share/Bookmark

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cenajus inaugura Biblioteca Virtual em Teresina

Cenajus oferece serviços, educação e cultura aos teresinenses

24/4/2009 09:50:54
Teresina recebe sua primeira Biblioteca Virtual neste domingo, dia 26, durante solenidade que vai contar com a presença do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Gilmar Mendes e do prefeito de Teresina, Silvio Mendes.

A Biblioteca vai funcionar na Casa de Justiça e Cidadania de Teresina, que integra o Centro Nacional de Cultura da Justiça (Cenajus), localizada em frente à Praça da Bandeira, no Centro da cidade. No local, além de pesquisas virtuais, os freqüentadores poderão conhecer o Museu de Arte Sacra e Cultura Popular piauiense, criado especialmente para o espaço, e todo o acervo da Biblioteca Abdias Neves, remanejado para esta nova sede.

“Vamos criar um espaço de cultura, educação e lazer para a população. É uma casa central e que terá uma excelente destinação pública”, destaca Cineas Santos, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Além da Biblioteca Virtual, do Museu de Arte Santeira e da Biblioteca Abdias Neves, a casa vai contar ainda com a realização de saraus literários, realizados periodicamente. “Queremos movimentar aquele espaço, possível graças à sensibilidade do juiz federal Carlos Brandão, coordenador do Cenajus no Piauí”, afirma Cineas Santos.

O prédio vai abrigar ainda a Casa dos Conselhos, composta pelos conselhos municipais de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Idoso e do Deficiente; e o Programa Fala Teresina, a ouvidoria da administração pública municipal. Tudo isso será colocado à disposição dos teresinenses numa estrutura composta por três andares, com salas amplas, fácil acesso, auditório e núcleos de pesquisa. O Cenajus de Teresina deverá oferecer ainda cursos, palestras, orientações jurídicas e exposições de artes para a população.

Fonte: FCMC
Share/Bookmark

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Gilberto Gil - banda larga cordel


Fonte: Centro de Artes Boemia
Share/Bookmark

Comunidade do orkut "Cinema Piauiense"




Há certo tempo, desde que fora realizado o I Festival de Cinema Marginal do Piauí que encasquetara com a questão: como proporcionar um canal para discussão mais ampla e dinâmica entre cinéfilos, artistas e produtores/diretores de filmes piauienses?

Fiz o que qualquer idiota simplório com um mínimo de instrução na internet faria: procurei um site, um blogue, uma comunidade no orkut! E não havia ainda na web, na blogosfera, no orkut nada a respeito! Fiz uma no orkut, pois é de graça e mais fácil de as pessoas aderirem e encontrarem espaço pra interagir.

Qual não é a minha surpresa, depois de mais de ano de criada a bichinha está às varejeiras. Por sorte surgiu um blogue do grupo A diagonal nao ofende ninguém pra amenizar minha dor, mas de resto o coração lateja de desespero: será que não houve interesse ou são mesmo pouquíssimos os interessados que tiveram a coragem de procurar!?

Tomara que depois deste toque ela não fique tão às varejeiras e urubus, podendo realmente vir a ser espaço de intercâmbios válidos, proveitosos mesmo. E fica a sugestão pra ter um blogue só de cinema piauiense, ainda não sei se tenha alguma. Quem souber, avise que publicizaremos!
Share/Bookmark

domingo, 19 de abril de 2009

Imagens sobre política no PI e no BR: 3 takes


Sequencia 1 - o dever-ser


Sequencia 2 - o por-estando



Sequencia 3 - o pretérito(?) ou o devir(?)

Share/Bookmark